Poesia, corpo e rede na obra de Lenora de Barros

Autores

  • Marcus Vinicius Fainer Bastos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP
  • Priscila Almeida Cunha Arantes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p5-17

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Poesia Visual, Auto-representação, Corpo, Lenora de Barros

Resumo

O artigo discute a poesia e o corpo como principais materiais na obra de Lenora de Barros, refletindo sobre como a certa altura sua produção se aproxima das práticas de autorrepresentação na cultura em rede. A partir da análise de poemas como Homenagem a George Segal e Poema, o texto reflete sobre a inserção da obra da artista no contexto da poesia visual. Ao abordar Língua Vertebral, No país da língua grande e Procuro-me, entre outros, explora os diálogos com a arte contemporânea. Dessa forma, propõe o entendimento de como a produção de Lenora de Barros transita entre diferentes circuitos. Esta última obra também serve de ponto de partida para pensar o problema da representação de si, conforme ela transita da arte para as redes sociais.

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius Fainer Bastos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP

Professor do Departamento de Artes da PUC-SP

Priscila Almeida Cunha Arantes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP

Professora do Departamento de Artes da PUC-SP

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Bastos, M. V. F., & Arantes, P. A. C. (2021). Poesia, corpo e rede na obra de Lenora de Barros. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (27), 5–17. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2021i27p5-17