Dramaturgia de papeizinhos
Obra em andamento na plasticidade de textos em fragmentos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i30p114-133Palavras-chave:
Renato Cohen, Escrita teatral, Cena contemporânea, Obra aberta, PerformatividadeResumo
O artigo faz uso da noção de work in process nas artes da cena, termo introduzido no campo teatral e acadêmico brasileiro pelo pesquisador e performer Renato Cohen (1998; 2001; 2006). O work in process remete, originariamente, à metodologia de escrita de James Joyce em Finnegans Rivolta (tradução Coletivo Finnegans, 2022), apropriada posteriormente por criadores teatrais contemporâneos. Aquela noção foi desdobrada no procedimento de uma Dramaturgia de papeizinhos, com a invenção de textos teatrais e performativos curtos e curtíssimos, escrita em papeis recortados. A autora fez uso do dispositivo work in process na docência universitária ao introduzir a Dramaturgia de papeizinhos como disciplina, com ementa aberta e cujo cerne consistiu em ações performativas semanais. O artigo revela, em ação, a importância da discussão das bases epistemológicas da criação textual contemporânea, bem como sua possível articulação por discentes, em monografias e atos performativos.
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