A autoria feminina nos programas de pós-graduação

velhas fronteiras e novos trânsitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31p46-63

Palavras-chave:

Literatura, Resistência, Autoria feminina negra, Cânone, Tensões educacionais

Resumo

Este artigo objetiva analisar a dimensão estético-política e literária da autoria feminina negra nas ementas ou planos de aula dos programas de pós-graduação das universidades públicas brasileiras, especificamente da região Nordeste. Pretende-se reconhecer e enfrentar as lacunas institucionais que propagam a hegemonia branca e masculina nas literaturas, estabelecendo aqui um compromisso com a luta antirracista no interior das instituições de ensino superior. O texto também almeja refletir e provocar a discussão da representatividade literária dentro da academia, questionando o cânone. Para tanto, a discussão empreendida está em diálogo com intelectuais como Audre Lorde (2019), Toni Morrison (2019), Conceição Evaristo (2007; 2009), Frantz Fanon (2008), Sueli Carneiro (2005), Edimilson Pereira (2016) etc. Tem-se, como dimensão conclusiva, que há distanciamentos profundos entre as literaturas de autoria feminina (não-negra e negra) e a literatura de autoria masculina nas ementas ou nos planos de curso; o que sinaliza para uma discussão mais ampliada sobre temas como silenciamento, cânone, poder e discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora Adjunta III do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Graduada em Letras (UCDB/2000). Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS (2010). Doutora em Estudos Literários na Unesp/Araraquara (2015). Fez Estágio Pós-Doutoral em Estudos de Teorias e Representações Literárias e Culturais, do Programa de Pós-Graduação Literatura e Cultura - UFBA, com a supervisão de Lívia Natália; com o tema "Literaturas de autoria feminina negra: novos trânsitos e velhas fronteiras" (2021). Tem experiência em Estudos Literários, atuando principalmente nas seguintes vertentes: Poética e Narrativa, Manoel de Barros, Morte, Memória, Poética Pós-Moderna, Literatura africana de língua oficial portuguesa feminina e Leitura e Produção de textos acadêmicos. Integrante do Grupo de pesquisa da UFRB "CEL - Culturas, Estéticas e Linguagens". Lidera, juntamente com a profa. Dra. Viviane Ramos, o grupo de pesquisa "Poiéticas: arte, cultura, corporalidade e temporalidades da/na autoria feminina". Integrante da equipe do Projeto de Pesquisa "Cidades e festas: as ambivalências do Recôncavo da Bahia" e "A relação entre trabalho, gênero e cultura popular nas festas de Santo Amaro (BA)", ambos com financiamento do CNPq. Coordena o Projeto de pesquisa "Literaturas de autoria feminina negra: novos trânsitos". Membro do Corpo editorial da revista Trilhos (UFRB), Editora da Revista Extensão (PROEXC-UFRB) e da Comissão consultiva da editora Pangeia. Coordenou o curso de Especialização Lato Sensu de "Cidadania e Ambientes culturais", do CECULT; e o curso de Graduação do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicada (BICULT/CECULT-UFRB). Foi chefe da Coordenadoria de Cultura e Universidade da PROEXC-UFRB. Coordenadora do Programa de Extensão em Línguas, Linguagens Artísticas e Formação Continuada (ProLLi). Atualmente é chefe do Núcleo de Cultura e Territórios da PROEXC-UFRB e Coordenadora do PIBID da Licenciatura em Música do CECULT.

Sérgio Ricardo Oliveira Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, atual Universidade Católica Dom Bosco (1991), mestrado e doutorado em Geografia (Humana) pela Universidade de São Paulo (1995 e 2000). Atualmente é Professor Titular do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atua, interdisciplinarmente, a partir do aporte teórico-metodológico da Geografia Humana. Líder do Grupo de Pesquisa Tempo Ritual e Espaço Festivo. Atuou e orientou pesquisas, principalmente, sobre os seguintes temas: desenvolvimento local, performances sociocomunitárias e territorialidade, inclusive em áreas de fronteira. Atualmente participa de pesquisas interdisciplinares e produz trabalhos sobre festas e cidades e suas múltiplas articulações na apropriação, uso e ocupação dos espaços urbano e rural no Recôncavo da Bahia, a partir das interações entre território, cultura, poder e topofilia. Também tem colaborado em reflexões literárias, a partir das interfaces entre Literatura e Geografia, nas quais as nuances dos sentidos de pertença ao lugar constituem variáveis analíticas importantes. Coordena o Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Interculturais (LABINTER - https://www.labinter-cecult.com/) e atualmente integra as equipes dos projetos de pesquisa "Cidades e festas: as ambivalências do Recôncavo da Bahia" e "A relação entre trabalho, gênero e cultura popular nas festas de Santo Amaro (BA)", ambos com financiamento do CNPq.

Viviane Ramos de Freitas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Literatura e Cultura pela UFBA - Universidade Federal da Bahia (2017), mestre em Cultura Moderna pela UCL - University College London (Inglaterra, 2012), mestre em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pela UFBA (2006), graduada em Letras com Inglês UFBA (2002) e em Administração de Empresas UFBA (1994). É professora adjunta de língua inglesa e literatura do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordena o projeto de pesquisa "Corpo, temporalidades e memória nas literaturas afro-brasileiras de autoria feminina" e é colaboradora dos projetos "Estudos críticos da literatura contemporânea do Recôncavo da Bahia" (UFRB) e "Literaturas de autoria feminina negra: novos trânsitos". Colabora também como pesquisadora do projeto "Black Atlantic Revisited African and South American UNESCO World Heritage Sites and Shadowed Spaces of Performative Memory", Núcleo de Pesquisa "Arts & Aesthetics", Africa Multiple Cluster of Excellence - Bayreuth Academy of Advanced African Studies - Universidade de Bayreuth (Alemanha). Participa do Programa de Extensão "Línguas, Linguagens Artísticas e Formação Continuada" CECULT/UFRB (PROLLI) e do Programa de Extensão em Língua Inglesa CECULT/UFRB (PROELI). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa "Poiéticas" e membro dos Grupos de Pesquisa "FIPE - Formação e Investigação em Práticas de Ensino" (UFRB) e "Mulheres na Literatura - Maria Firmina dos Reis" (UNIFAP). Concentra seus interesses de pesquisa nos diálogos entre literatura e outras artes, literatura e medialidades, literatura e estudos de gênero, poéticas da corporeidade, temporalidades e formas de escrita contra-hegemônicas, e nas configurações de exílio feminino nas literaturas e manifestações artístico-culturais afro-brasileiras, caribenhas e africanas.

Referências

BAKARE-YUSUF, Bibi. Beyond Determinism: The Phenomenology of African Female Existence. Feminist Africa, n. Issue 2 (2003). Disponível em: <http://www.agi.ac.za/sites/default/files/image_tool/images/429/feminist_africa_journals/archive/02/fa_2_feature_article_1.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2023.

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

COLLINS, Patricia. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Revista Sociedade e Estado, São Paulo, vol. 31, n. 1 Janeiro/Abril 2016.

DALCASTAGNÈ, Regina. Imagens da mulher na narrativa brasileira. O Eixo e a Roda, Belo Horizonte, v. 15, 2007.

EVARISTO, Conceição. Da Grafia-Desenho de minha mãe um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (org.). Representações Performáticas Brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007, p. 16-21.

EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2° sem. 2009. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4365. Acesso em: 28 jul. 2023.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador, EDUFBA, 2008.

HOOKS, bell. Intelectuais negras. Estudos femininos. Rio de Janeiro, ano 3, n. 2, 1995.

LORDE, Audre. A transformação do silêncio em linguagem e ação. In: Associação de Línguas Modernas. Lésbicas e literatura, 1977. (Painel). Disponível em: https://www.geledes.org.br/a-transformacao-do-silencio-em-linguagem-e-acao/. Acesso em: 08 jul. 2023.

LORDE, Audre. A poesia não é um luxo. In: LORDE, Audre. Irmã outsider: ensaios e conferências. Tradução Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 44-48.

MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

PELBART, Peter Pál. Vida Capital: Ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2018.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. O Brasil-Decifrado e o Brasil-Enigma. Musa Rara, São Paulo, 2016. Disponível em: https://musarara.com.br/o-brasil-decifrado-e-o-brasil-enigma. Acesso em: 28 jul. 2023.

SANTOS, Lívia Natália. A lírica menor: Por uma Teoria da Literatura das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Revista crítica cultural, Santa Catarina, v. 5, n. 1, jul. de 2010.

SANTOS, Lívia Natália. Poéticas da diferença: a representação de si na lírica afro-feminina. A Cor das Letras, Feira de Santana/BA, UEFS, n. 12, 2011.

SCHMIDT, Rita Terezinha. A crítica feminista na mira da crítica. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 42, p. 103-125, jan./jun. 2002.

SILVA, Ana Rita Santiago da. Literatura de autoria feminina negra: (des)silenciamentos e ressignificações. Fólio - Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 2, n. 1, p. 20-37, 2010.

SILVA, Ana Rita Santiago da. Águas: moradas de memórias. Cruz das Almas, BA: Editora da UFRB, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Martins, W. R. de M. O., Martins, S. R. O., & Freitas, V. R. de. (2023). A autoria feminina nos programas de pós-graduação: velhas fronteiras e novos trânsitos. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (31), 46–63. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31p46-63