A literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira para bebês e crianças pequenas

um campo conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31p100-120

Palavras-chave:

Escuta de crianças, Infâncias, Crianças pequenas, Estudo de revisão, Literatura infantil afro-brasileira e africana

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir perspectivas conceituais a partir do panorama da produção de literatura infantil de temática africana e afro-brasileira. A metodologia implicou duas etapas, na primeira, realizou-se um levantamento criterioso no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, na segunda, analisou-se o relatório de pós-doutorado de Araújo (2017). Os descritores utilizados foram literatura infantil africana e recepção; literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira e recepção literária e criança; recepção literária e relações raciais; literatura infantil e recepção e usando as aspas: “Literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira e recepção literária e criança”. As discussões conceituais foram ancoradas, especialmente, na produção de Debus (2017), Rosa (2021) e Cuti (2010). Os resultados apontam que o campo está em processo de construção e há poucas pesquisas tratando da escuta de crianças pequenas sobre essa temática.

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Biografia do Autor

Sara da Silva Pereira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Educação pela UFPR, mestra em Educação também pela UFPR, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Psicomotricidade e Mídias Integradas em Educação. Atualmente, sou diretora do Departamento de Educação Infantil na Prefeitura de São José dos Pinhais, no Paraná. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas ErêYá e do NEABI/UFAC. Pesquiso infâncias, relações étnico-raciais e literatura infantil.

Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná no curso de Pedagogia Ead e presencial e na Pós-Graduação na Linha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdades na Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007). Atua com os seguintes temas: educação infantil e diversidade étnico-racial, criança negra e infância negra, relações raciais e formação de professores/ras, mulheres negras e educação. Coordena o ErêYá - Grupo de Estudos em Educação para as Relações Étnico-raciais, é vice-líder do OCUPP - Observatório de Culturas e Processos Políticos-Pedagógicos. Faz parte da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. AIIIIPE - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação. Compõe o grupo de trabalho Seminário internacional especializado: Infâncias de Gorée é membra da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN e da ANPEd - GT21 - Educação e Relações Étnico-raciais e GT 07 Educação de Crianças de 0 a 6 anos Autora dos livros de literatura infantil Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! Azizi - o presente precioso e da Coletânea Outras histórias... Culturas afro-brasileiras e indígenas

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

Pereira, S. da S. ., & Dias, L. R. (2023). A literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira para bebês e crianças pequenas : um campo conceitual . FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (31), 100–120. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2023i31p100-120