Cinema e cordel
o diálogo intersemiótico em Psicose, de Alfred Hitchcock
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i33p401-420Palavras-chave:
Produção cinematográfica; Poesia; Aspectos narrativos; Elementos estéticos; SuporteResumo
O presente artigo apresenta o diálogo intersemiótico entre a produção cinematográfica Psicose (1960), de Alfred Hitchcock e a sua adaptação para a poesia de cordel denominada A história da mulher que roubou pra se casar (2013), do cordelista Janduhi Dantas. Nesse sentido, utilizamos o método analítico para embasar a pesquisa, com o objetivo de esclarecer que o cinema e a literatura de cordel apresentam pontos de convergência, mas que são modalidades artísticas autônomas, ou seja, que, além das semelhanças, se valem de elementos estéticos próprios, marcas textuais e memória gráfica referentes às séries culturais distintas. Quanto aos resultados, o poema, substancialmente narrativo, funciona como imagens em movimento nessa intersemiose. A pesquisa se fundamenta em autores como Roman Jakobson (1969; 2004), Julio Plaza (2008), Lucia Santaella (2001) e Gérard Genette (2010), entre outros.
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