A formação de uma imagem religiosa na Espanha do século XVII

as Rimas Sacras de Lope de Vega

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p102-117

Palavras-chave:

Poesia, Lope de Vega, Literatura espanhola, Religiosidade, História

Resumo

Este artigo objetiva analisar os mecanismos poéticos utilizados por Lope de Vega em sua poesia lírica, especialmente nas Rimas Sacras (1614). O poeta espanhol se localiza dentro de um contexto artístico no qual a imagem religiosa se manifesta a partir de diferentes matizes. Assim, tanto a arte pictórica como os textos publicados no contexto do Século de Ouro espanhol expressam uma tentativa de compreensão da subjetividade humana, e de sua consequente sensação de solidão, a partir de uma relação dialética com a religiosidade que se consolidava no século XVII. Por tanto, este texto propõe um diálogo entre a poesia de Lope e o modo como o autor revela o ethos no qual se localiza em um jogo entre forma e conteúdo. Isto é, verificaremos como Lope projeta em seu texto a religiosidade e a imagem que surge de sua produção poética, a partir de trabalhos como os de Carreño (2002; 2013) e de Sánchez Jiménez (2018).

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Biografia do Autor

Wagner Monteiro Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor de literatura espanhola e tradução na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Letras (UFPR) e autor de Introducción a la teoría poética del Siglo de Oro español (2019).

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Pereira, W. M. . (2024). A formação de uma imagem religiosa na Espanha do século XVII : as Rimas Sacras de Lope de Vega. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (32), 102–117. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p102-117