Sem festim e sem dublê
abstração, sampleagem e imagem na obra do Racionais MC’s
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p216-235Palavras-chave:
Rap, Neoliberalismo, Figuras de linguagem, Poeticidade, Imagem cinematográficaResumo
Este trabalho retoma e expande algumas ideias apresentadas no Trabalho de Conclusão de Curso do autor, intitulado Mundo-sample: a transição neoliberal do Brasil na forma do rap nacional. São analisados três raps do grupo Racionais MC’s, com a intenção de estudar a utilização de referências por parte do grupo: “Capítulo 4, versículo 3”, “Negro Drama” e “A Praça”. Como referências para o ensaio, dialoga-se com acadêmicos que estudam o rap, como Sewell, e com estudiosos do neoliberalismo, como Dardot, Laval e Antunes. O que se nota é uma tendência à diminuição gradual de imagens poéticas intrincadas e outra tendência a um diálogo cada vez maior com a imagem do cinema. Um tipo de imagem substitui o outro. Tais dados são lidos como uma resposta por parte dos artistas ao aprofundamento do neoliberalismo no Brasil.
Downloads
Metrics
Referências
ANTUNES, R. A desertificação neoliberal do Brasil (Collor, FHC e Lula). 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Trad. Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre: L&PM Editores, 2013.
BENJAMIN, W. Rua de mão única – Obras escolhidas v. II. 5. ed. 1. reimp. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho, José Carlos Martins Barbosa e Pierre Paul Michael Ardengo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.
CARVALHO, L. Valsa brasileira: do boom ao caos econômico. São Paulo: Todavia, 2018.
D’ANDREA, T. A formação dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo. 2013, p. 295. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-18062013-095304/en.php. Acesso em: 19 maio 2024.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
GARCIA, W. Elementos para a crítica da estética do Racionais MC’s (1990-2006). Ideias, v. 4, n. 2, p. 81-108, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649382. Acesso em: 19 maio 2024.
KEHL, M. R. Radicais, Raciais, Racionais: a grande fratria do rap na periferia de São Paulo. São Paulo perspec., v. 13, n. 3, p. 95-106, set. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88391999000300013&lng= pt&tlng=pt. Acesso em: 19 maio 2024.
MELLO, T. Cores & valores. Linda: revista brasileira sobre a cultura eletroacústica, maio de 2015, p. 45-57. Disponível em: 19 maio 2024.
MORAIS, L.; SAAD-FILHO, A. Brazil: neoliberalism versus democracy. Londres: Pluto Press, 2018.
NOS TEMPOS DA SÃO BENTO. Direção de Guilherme Botelho. São Paulo: produção independente, 2010. Online. (92 minutos), colorido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z8FtIypGeVs. Acesso em: 20 maio 2024.
OLIVEIRA, A. S. O fim da canção? Racionais MC’s como efeito colateral do sistema cancional brasileiro. 2015, p. 412. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-09102015-154802/pt-br.php. Acesso em: 20 maio 2024.
PLÁCIDO, R. Territórios negros: cartografias e etnicidades na experiência do rap paulistano (1970-1990). 2019, p. 232. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades) – Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-02122019-152750/en.php. Acesso em: 20 maio 2024.
RACIONAIS MC’S. A praça. In: RACIONAIS MC’S. Cores & valores [CD]. São Paulo: Cosa Nostra Fonográfica, 2014.
RACIONAIS MC’S. Capítulo 4, versículo 3. In: RACIONAIS MC’S. Sobrevivendo no Inferno [CD]. São Paulo: Cosa Nostra Fonográfica, 1997.
RACIONAIS MC’S. Negro drama. In: RACIONAIS MC’S. Nada como um dia após o outro dia [CD]. São Paulo: Boogie Naipe, 2002.
SADER, E. 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2013.
SEWELL, A. Paul's Boutique and Fear of a Black Planet: digital sampling and musical style in hip hop. Journal of the society for American music, vol. 8, ed. 01, fev. 2014, p. 28-48. Disponível em: https://hcommons.org/deposits/item/hc:18435/. Acesso em: 20 maio 2024.
SINGER, A. Os sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
VALVASSORI, I. Som de valente: bailes negros em São Paulo. 2018, p. 187. Dissertação (Mestrado em geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-22032019-103557/pt-br.php. Acesso em: 20 maio 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.