Sem festim e sem dublê

abstração, sampleagem e imagem na obra do Racionais MC’s

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p216-235

Palabras clave:

Rap, Neoliberalismo, Figuras de linguagem, Poeticidade, Imagem cinematográfica

Resumen

Este trabalho retoma e expande algumas ideias apresentadas no Trabalho de Conclusão de Curso do autor, intitulado Mundo-sample: a transição neoliberal do Brasil na forma do rap nacional. São analisados três raps do grupo Racionais MC’s, com a intenção de estudar a utilização de referências por parte do grupo: “Capítulo 4, versículo 3”, “Negro Drama” e “A Praça”. Como referências para o ensaio, dialoga-se com acadêmicos que estudam o rap, como Sewell, e com estudiosos do neoliberalismo, como Dardot, Laval e Antunes. O que se nota é uma tendência à diminuição gradual de imagens poéticas intrincadas e outra tendência a um diálogo cada vez maior com a imagem do cinema. Um tipo de imagem substitui o outro. Tais dados são lidos como uma resposta por parte dos artistas ao aprofundamento do neoliberalismo no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Vinícius de Oliveira Prusch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha com literatura e música popular contemporâneas.

Citas

ANTUNES, R. A desertificação neoliberal do Brasil (Collor, FHC e Lula). 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Trad. Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre: L&PM Editores, 2013.

BENJAMIN, W. Rua de mão única – Obras escolhidas v. II. 5. ed. 1. reimp. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho, José Carlos Martins Barbosa e Pierre Paul Michael Ardengo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.

CARVALHO, L. Valsa brasileira: do boom ao caos econômico. São Paulo: Todavia, 2018.

D’ANDREA, T. A formação dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo. 2013, p. 295. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em:

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-18062013-095304/en.php. Acesso em: 19 maio 2024.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

GARCIA, W. Elementos para a crítica da estética do Racionais MC’s (1990-2006). Ideias, v. 4, n. 2, p. 81-108, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649382. Acesso em: 19 maio 2024.

KEHL, M. R. Radicais, Raciais, Racionais: a grande fratria do rap na periferia de São Paulo. São Paulo perspec., v. 13, n. 3, p. 95-106, set. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88391999000300013&lng= pt&tlng=pt. Acesso em: 19 maio 2024.

MELLO, T. Cores & valores. Linda: revista brasileira sobre a cultura eletroacústica, maio de 2015, p. 45-57. Disponível em: 19 maio 2024.

MORAIS, L.; SAAD-FILHO, A. Brazil: neoliberalism versus democracy. Londres: Pluto Press, 2018.

NOS TEMPOS DA SÃO BENTO. Direção de Guilherme Botelho. São Paulo: produção independente, 2010. Online. (92 minutos), colorido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z8FtIypGeVs. Acesso em: 20 maio 2024.

OLIVEIRA, A. S. O fim da canção? Racionais MC’s como efeito colateral do sistema cancional brasileiro. 2015, p. 412. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-09102015-154802/pt-br.php. Acesso em: 20 maio 2024.

PLÁCIDO, R. Territórios negros: cartografias e etnicidades na experiência do rap paulistano (1970-1990). 2019, p. 232. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades) – Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-02122019-152750/en.php. Acesso em: 20 maio 2024.

RACIONAIS MC’S. A praça. In: RACIONAIS MC’S. Cores & valores [CD]. São Paulo: Cosa Nostra Fonográfica, 2014.

RACIONAIS MC’S. Capítulo 4, versículo 3. In: RACIONAIS MC’S. Sobrevivendo no Inferno [CD]. São Paulo: Cosa Nostra Fonográfica, 1997.

RACIONAIS MC’S. Negro drama. In: RACIONAIS MC’S. Nada como um dia após o outro dia [CD]. São Paulo: Boogie Naipe, 2002.

SADER, E. 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2013.

SEWELL, A. Paul's Boutique and Fear of a Black Planet: digital sampling and musical style in hip hop. Journal of the society for American music, vol. 8, ed. 01, fev. 2014, p. 28-48. Disponível em: https://hcommons.org/deposits/item/hc:18435/. Acesso em: 20 maio 2024.

SINGER, A. Os sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

VALVASSORI, I. Som de valente: bailes negros em São Paulo. 2018, p. 187. Dissertação (Mestrado em geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-22032019-103557/pt-br.php. Acesso em: 20 maio 2024.

Publicado

2024-07-09

Cómo citar

Prusch, V. de O. . (2024). Sem festim e sem dublê: abstração, sampleagem e imagem na obra do Racionais MC’s. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (32), 216–235. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p216-235