Sobre o ato de ler poeticamente
reflexões sobre o ensino de literatura na escola e o seu papel na formação de “leitores hipercríticos”
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i33p349-366Palavras-chave:
Ensino de literatura, Leitor hipercrítico, Leitor operacional, Poíesis, Leitura poéticaResumo
Reafirmando a importância do ato de ler, a partir dos estudos de Paulo Freire, este artigo analisa o papel do leitor diante do acordo ficcional proposto pelo texto narrativo, com apoio teórico em Umberto Eco. Reflete sobre a ideia de “boa” literatura, na perspectiva de Roland Barthes, e sobre a sua possível contribuição para a manutenção do pensamento crítico do leitor, apresentando as ideias de “leitor hipercrítico” e “leitor operacional”. Revisita a concepção grega de poíesis a partir da análise de Martin Heidegger e fornece uma análise crítica das atuais práticas de leitura, sobretudo no contexto do ensino de Literatura Brasileira no Ensino Médio, apresentando a ideia de “leitura poética” e lançando um convite à reflexão sobre novas práticas de leitura em sala de aula.
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