Sobre o ato de ler poeticamente

reflexões sobre o ensino de literatura na escola e o seu papel na formação de “leitores hipercríticos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i33p349-366

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Leitor hipercrítico, Leitor operacional, Poíesis, Leitura poética

Resumo

Reafirmando a importância do ato de ler, a partir dos estudos de Paulo Freire, este artigo analisa o papel do leitor diante do acordo ficcional proposto pelo texto narrativo, com apoio teórico em Umberto Eco. Reflete sobre a ideia de “boa” literatura, na perspectiva de Roland Barthes, e sobre a sua possível contribuição para a manutenção do pensamento crítico do leitor, apresentando as ideias de “leitor hipercrítico” e “leitor operacional”. Revisita a concepção grega de poíesis a partir da análise de Martin Heidegger e fornece uma análise crítica das atuais práticas de leitura, sobretudo no contexto do ensino de Literatura Brasileira no Ensino Médio, apresentando a ideia de “leitura poética” e lançando um convite à reflexão sobre novas práticas de leitura em sala de aula.

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Biografia do Autor

Jefferson De Morais Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é professor de literatura no Departamento de Ensino do Colégio naval. Entre os seus principais tópicos de interesse estão as relações possíveis de serem estabelecidas entre a filosofia e o texto literário, bem como a busca por melhores práticas de ensino de literatura.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

De Morais Lima, J. (2024). Sobre o ato de ler poeticamente: reflexões sobre o ensino de literatura na escola e o seu papel na formação de “leitores hipercríticos”. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (33), 349–366. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i33p349-366