A poética de Pedro Kilkerry

harpa esquisita no horizonte da moderna poesia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p42-61

Palavras-chave:

Simbolismo, Imagem, Subjetividade lírica, Alteridade, Estrutura de horizonte

Resumo

Neste artigo, propõe-se uma releitura da poesia de Pedro Kilkerry, no intuito de se verificar o caráter moderno de sua obra, caracterizada pela refinada plasticidade do plano imagético. A partir da perspectiva fenomenológica de Husserl e Merleau-Ponty que fundamenta os estudos realizados por Michel Collot sobre a poesia francesa moderna, analisa-se o poema “Harpa esquisita”, espécie de arte poética de Kilkerry. À luz das noções de alteridade poética e estrutura de horizonte, a leitura do poema confirma o caráter moderno da lírica do simbolista baiano, haja vista a manifestação de modos de subjetivação lírica fundados na alteridade e a emergência de um mundo que, embora associado à dimensão onírica, não se afasta da realidade concreta, aproximando-se do mundo da percepção.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Siqueira Ferreira de Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutor em Literatura e Crítica Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia da PUC-SP, onde atua em cursos de graduação, especialização e extensão nas áreas de literatura, criação literária e audiovisual. Como pesquisador, suas principais áreas de atuação são a poesia brasileira moderna e contemporânea e as relações entre literatura e cinema. É autor do livro A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: autobiografismo e montagem (EDUC, 2010) e de ensaios e artigos publicados em livros e periódicos científicos.

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Siqueira Ferreira de Souza, C. E. (2024). A poética de Pedro Kilkerry: harpa esquisita no horizonte da moderna poesia brasileira. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (32), 42–61. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p42-61