A vertigem dos contornos

a pintura e o poema em prosa de Charles Baudelaire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p6-23

Palavras-chave:

Delacroix, Poesia, O spleen de Paris, Modernidade, Infinito

Resumo

Este artigo propõe uma associação entre o pensamento estético de Baudelaire e o advento dos poemas em prosa. O recorte recai sobre o período que vai do Salão de 1845 até o texto escrito e publicado em homenagem a Eugène Delacroix (1862), momento que coincide com a escrita e a publicação da maioria dos Pequenos poemas em prosa na imprensa. Procuro mostrar como o elogio da cor e das formas fugidias vai se intensificando ao longo desses textos, culminando nas discussões sobre a imaginação, o infinito e o esgarçamento das linhas. Essa atenção à vertigem dos contornos se verifica desde os primeiros comentários sobre a obra de Delacroix e se intensifica a partir do Salão de 1859, texto no qual Baudelaire comenta brevemente a pintura evanescente e rarefeita de Eugène Boudin, pintor que se tornou célebre pelas paisagens de céu, mar e praia, e pela grande habilidade de colorista.

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Biografia do Autor

Eduardo Horta Nassif Veras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Eduardo Veras é professor adjunto do Departamento de Estudos Literários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),membro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGELIT) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e bolsista produtividade do CNPq.  É autor de O oratório poético de Alphonsus de Guimaraens (Relicário, 2016) e Baudelaire e os limites da poesia (Corsário-Satã, 2021). Organizou dois livros e diversos dossiês temáticos em parceria com outros pesquisadores do Brasil e da França em torno da poesia moderna. Tem artigos publicados no Brasil, na França e na Itália sobre poesia, com foco especial na obra de Charles Baudelaire. 

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Veras, E. H. N. (2024). A vertigem dos contornos : a pintura e o poema em prosa de Charles Baudelaire. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (32), 6–23. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p6-23