Poesia literária como direito no espaço escolar
algumas discussões
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i33p310-329Palavras-chave:
Poesia, Direito à educação, Literatura, Poesia literária, Educação básicaResumo
Neste artigo socializam-se algumas reflexões quanto à poesia, à literatura e ao trabalho com ambas no espaço escolar. O resgate teórico de autores como Candido (2011), Cosson (2021), Lajolo (2018), Paz (1982), Pinheiro (2018) e Silva (1986) objetiva defender a importância do trabalho com poesia em sala de aula. Para amparar o objetivo geral, busca-se: resgatar definições dos vocábulos “poema” e “poesia”, evidenciando uma necessária separação teórica no que diz respeito ao uso desses vocábulos/conceitos; conectar os conceitos “poesia” e “poema”, a fim de discutir a validade do trabalho pedagógico do primeiro por intermédio do segundo; e defender a poesia literária como saber “de direito” no espaço escolar. Quanto aos resultados, entende-se que existe aporte teórico tanto para classificar poema e poesia como conceitos dispares quanto para aproximá-los pedagogicamente. Entende-se, também, que é possível refletir sobre a importância da poesia, enquanto acontecimento potencialmente transformador, para a sala de aula.
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