Poesia literária como direito no espaço escolar

algumas discussões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i33p310-329

Palavras-chave:

Poesia, Direito à educação, Literatura, Poesia literária, Educação básica

Resumo

Neste artigo socializam-se algumas reflexões quanto à poesia, à literatura e ao trabalho com ambas no espaço escolar. O resgate teórico de autores como Candido (2011), Cosson (2021), Lajolo (2018), Paz (1982), Pinheiro (2018) e Silva (1986) objetiva defender a importância do trabalho com poesia em sala de aula. Para amparar o objetivo geral, busca-se: resgatar definições dos vocábulos “poema” e “poesia”, evidenciando uma necessária separação teórica no que diz respeito ao uso desses vocábulos/conceitos; conectar os conceitos “poesia” e “poema”, a fim de discutir a validade do trabalho pedagógico do primeiro por intermédio do segundo; e defender a poesia literária como saber “de direito” no espaço escolar. Quanto aos resultados, entende-se que existe aporte teórico tanto para classificar poema e poesia como conceitos dispares quanto para aproximá-los pedagogicamente. Entende-se, também, que é possível refletir sobre a importância da poesia, enquanto acontecimento potencialmente transformador, para a sala de aula.

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Biografia do Autor

Bruno Luiz Signori, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Licenciatura em Letras - Habilitação em Português e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Atualmente (2024), é mestrando em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, na área de Estudos Linguísticos, mais especificamente na linha de Estudos do Texto e Práticas Linguísticas, sob orientação da professora Doutora Vaima Regina Alves Motta.

Vaima Regina Alves Motta, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de Cruz Alta (1989), especialização em Linguística Textual pela Universidade de Cruz Alta (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção textual, aquisição da linguagem, automonitoramento na aprendizagem e estágio supervisionado em Português.

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Signori, B. L., & Alves Motta, V. R. (2024). Poesia literária como direito no espaço escolar: algumas discussões. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (33), 310–329. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i33p310-329