A desestabilização do insólito na narrativa de Evelyn Scott e William Faulkner
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2025i35p256-273Palavras-chave:
Modernismo Sulista, Insólito, Gênero, Discursos Hegemônicos, CorporeidadeResumo
Este artigo analisa comparativamente o uso do insólito nas obras dos modernistas sulistas Evelyn Scott, em Escapade (1923), e William Faulkner, em The sound and the fury (1929), com o objetivo de reavaliar o pioneirismo de Scott. A análise adota uma perspectiva crítica e feminista, tratando o insólito como um instrumento de resistência política e subjetiva, fundamentada no conceito de uncanny (estranho familiar) de teóricos como Nicholas Royle e Sigmund Freud. A pesquisa conclui que, embora ambos desestabilizem a narrativa, Evelyn Scott o faz de forma precursora, vinculando o insólito à corporeidade e à crítica de gênero. Assim, o trabalho evidencia que o apagamento histórico de Scott reflete a necessidade de revisão do discurso hegemônico masculino no cânone literário e o justo retorno da escritora como uma das vozes mais importantes do modernismo norte-americano.
Referências
CALLARD, D. Pretty good for a woman: the enigmas of Evelyn Scott. New York, London: Norton & Company, 1985.
CIXOUS, H. O riso da Medusa. Trad. Claudia Schilling. Rio de Janeiro: Record, 2007.
DUCK, L. A. The nation's region: Southern modernism, segregation, and U.S. nationalism. Athens: University of Georgia Press, 2006.
FAULKNER, W. Absalom, absalom!. New York: Vintage Books, 1990.
FAULKNER, W. A Rose for Emily. In: FAULKNER, W. Collected stories of William Faulkner. New York: Vintage International, 1995.
FAULKNER, W. The sound and the fury. New York: Vintage Books, 1990.
FRIEDMAN, S. S. Mappings: feminism and the cultural geographies of encounter. Princeton: Princeton University Press, 1998.
FREUD, S. O estranho (Das unheimliche). In: FREUD, S. Obras completas. Vol. XVII. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
JONES, P.; SCURA, D. Evelyn Scott: recovering a lost modernist. Knoxville, USA: University of Tennessee Press, 2001.
JOYCE, J. Finnegans wake. London: Faber & Faber, 1939.
MACKETHAN, L. The dream of arcady: place and time in Southern literature. Baton Rouge: Louisiana State University Press, 1980.
MAUN, C. Mosaic of fire: the work of Lola Ridge, Evelyn Scott, Charlotte Wilder and Kay Boyle. South Carolina: University of South Carolina Press, 2012.
ROYLE, N. The uncanny. Manchester: Manchester University Press, 2003.
SCOTT, E. The narrow house. New York: Boni & Liveright, 1921.
SCOTT, E. On William Faulkner´s the sound and the fury. New York: Jonathan Cape & Harrison Smith, 1929a.
SCOTT, E. The wave. New York: Cape & Smith, 1929b.
SCOTT, E. Escapade. Virginia: The University Press of Virginia, 1995.
SCOTT, E. The wave. Lincoln: University of Nebraska Press, 1996.
SCURA, D. Afterword. In: SCOTT, E. Escapade, Charlottesville and London: University Press of Virginia, 1995.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Trad. Artur Morão. São Paulo: Perspectiva, 2007.
TROUARD, D. Gender trouble and the modernist anon: the case of Evelyn Scott. In: BENSTOCK, S. (org.). Women of the left bank: Paris, 1900–1940. Austin: University of Texas Press, 1995. p. 364-382.
WHITE, M. Fighting the current: the life and work of Evelyn Scott. Louisiana: Louisiana State University Press, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.





Este obra está licenciada com uma Licença