Estranhar para entranhar

Modesto Carone e o insólito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2025i35p102-118

Palavras-chave:

Conto, Modesto Carone, Montagem, Metáfora, Opressão

Resumo

Este artigo apresenta um estudo do conto “Ponto de vista”, do escritor Modesto Carone, e busca identificar elementos que apresentem, formal e tematicamente, a reincidência do elemento insólito. Dentro dessa perspectiva, foram utilizados três referenciais teóricos. O primeiro referencial tem como sustentáculo os conceitos de montagem e fragmentação, conforme estudos de Sergei Eisenstein. O segundo tem relação com a posição do narrador nos contos de Carone. O terceiro referencial tem como base a própria crítica ensaística de Carone, com maior ênfase nos conceitos de Metáfora e Montagem. Por outro contexto, aproxima-se a obra de Modesto com a de Franz Kafka. Esse contato estreito com a prosa do escritor tcheco provocou ecos em sua própria obra: o foco narrativo, o insólito, o absurdo e a linguagem protocolar são manifestações que, em alguma medida, espelham essa experiência.

Biografia do Autor

Mario Marques, Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba - FATEC

Doutor em Letras e Literatura Brasileira na Universidade de Sao Paulo/USP. Bacharel em Letras Modernas Alemão/Português pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor na FATEC Carapicuíba em disciplinas de Linguagem, Literatura e Cultura. Tem como tema de pesquisa acadêmica as áreas de Literatura Brasileira e Alemã.

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

Marques, M. (2025). Estranhar para entranhar: Modesto Carone e o insólito. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (35), 102–118. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2025i35p102-118