ANTONIO CÍCERO E EUCANAÃ FERRAZ

Authors

  • Antonio Cícero
  • Eucanaã Ferraz

Abstract

Vídeo:
Gravação: TV-PUC
Edição: Ana Paula Carvalho de Jesus, Ana Paula Rodrigues da Silva, Kelly Cristina Marques, Sandro Roberto Maio, TV-PUC

1. Minos

Author Biographies

Antonio Cícero

Antonio Cicero Correa Lima atua como  compositor,  poeta,  filósofo e  escritor brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro em 1945. Estudou Filosofia na UFRJ e posteriormente,  graduou-se na  Universidade de Londres e pós-graduou-se nos Estados Unidos. Passou a lecionar Filosofia e Lógica, em universidades do Rio de Janeiro. 
Escreve  poesia desde jovem. Seus poemas ganharam a notoriedade do grande público  quando sua irmã, a cantora e compositora Marina Lima, passou a musicá-los. Fullgás, Para  Começar e À Francesa, são os exemplos mais famosos. Entre outras parcerias, destacam-se aquelas com Waly Salomão, João Bosco,  Orlando Moraes,  Adriana Calcanhotto e  Lulu Santos (co-autor, junto com Antonio Cicero e Sérgio Souza, do hit O Último Romântico, de 1984). Lançou também um CD em 1971, Antonio Cicero por Antonio Cicero, onde recita seus poemas. 
Em  1982, participou de Tabu, filme de Júlio Bressane. Em  2002, participou, junto com outros artistas como Gabriel, O Pensador, Chico Buarque, Ronaldo Bastos, Fernando Brantentre outros, de uma coletânea de quatro CDs em homenagem ao poeta  mineiro Carlos Drummond de Andrade. 
Em 1995, publicou  O Mundo Desde o Fim, ensaios filosóficos que repercutem uma  reflexão sobre a  modernidade.  Finalidades sem fim de 2005 segue a  trilha do ensaio a  partir de temas como poesia, arte e literatura. 
Ganhou o Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira na categoria estreante, com o  Guardar (Record, 1996), livro de 1996 que reúne seus poemas. Em 2002 lança A cidade e os livros (Record) e  Vila Nova do Famalicão: Quase, 2002. Além de sua produção poética  organizou Nova antologia poética (em colaboração com Eucanaã Ferraz, Companhia das  Letras, 2003) e  O relativismo enquanto visão do mundo (em colaboração com Waly  Salomão, Francisco Alves, 1994). Atualmente é colunista do jornal Folha de São Paulo.

Eucanaã Ferraz

Eucanaã Ferraz nasceu no Rio de Janeiro em 1961. Poeta, ensaísta e professor, conclui, em 1994, o mestrado em letras na mesma universidade, com uma dissertação sobre Carlos Drummond de Andrade (Drummond: um poeta na cidade). Doutora-se, também pela UFRJ, com tese sobre João Cabral de Melo Neto (Máquina de comover - a poesia de João Cabral de Melo Neto e suas relações com a arquitetura), em 2000.Professor de literatura brasileira na  UFRJ e pesquisador da poesia portuguesa contemporânea, é membro da Cátedra Jorge de Sena para estudos literários Luso-AfroBrasileiros, ligada à UFRJ e à Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal, por meio da qual recebe apoio para o desenvolvimento de estudos e divulgação da poesia dos países lusófonos. Sua obra de estréia individual é Livro Primeiro, conjunto de poemas lançados em 1990. Publica Martelo, em 1997 e, no ano seguinte, integra a antologia de geração Esses Poetas - Uma Antologia dos Anos 90, organizada pela pesquisadora Heloísa Buarque de Hollanda. Participa da 1ª Bienal Internacional de Poesia de Faro, em Portugal, e então lança seu livro Desassombro, inicialmente nesse país. Em 2007 lança Rua do Mundo, livro de poemas mais recente. Em 2003, organiza o livro Letra Só, uma seleção de letras das canções de Caetano Veloso, e, para a coleção da editora Nova Aguilar, a edição de  Poesia Completa e Prosa de  Vinicius de Moraes. Publica o livro  Vinicius de Moraes, no ano seguinte. Dois anos  depois, organiza também O Mundo Não É Chato, uma compilação de artigos e ensaios de  Caetano Veloso. Colabora como resenhista no Jornal do Brasil.Contato principal para correspondência.

How to Cite

Cícero, A., & Ferraz, E. (2012). ANTONIO CÍCERO E EUCANAÃ FERRAZ. FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program, (5). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12366

Issue

Section

Territórios Contemporâneos