Os cinco sentidos, tradução de Nelson Pimenta: reflexões sobre poesia surda no Youtube

Autores/as

  • Carla Cristina Gaia dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Vera Helena Gomes Wielewicki Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p146-162

Palabras clave:

Poesia Surda, Poesia no YouTube, Cinco Sentidos,

Resumen

As Comunidades Surdas encontram nas tecnologias comunicacionais atuais grandes aliados para divulgação e perpetuação de sua literatura, desconstruindo fronteiras geográficas e sociais que, muitas vezes, os isolavam uns dos outros. Se desde o advento da impressa a escrita tem assumido o papel central de transmissão e construção do conhecimento nas mais diversas áreas do saber, a época da comunicação virtual chega para nos lembrar de outras formas nem tão privilegiadas de significar e de comunicar. Através da internet os Surdos partilham suas histórias, poesias, piadas e muito mais. Baseando-nos em pesquisadores como Lévy (2015), Kress (2003) e Lemke (2010), o presente artigo objetiva refletir sobre a poesia Cinco Sentidos, tradução de Nelson Pimenta para a língua brasileira de sinais de Five Senses, do poeta briânico Paul Scott, disponível no ambiente virtual YouTube.

Biografía del autor/a

Carla Cristina Gaia dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos Literários, linha de pesquisa Campo Literário e Formação de Leitores, da Universidade Estadual de Maringá – UEM – Maringá – PR – Brasil.

Vera Helena Gomes Wielewicki, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo – USP; Professora/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá – UEM – Maringá – PR – Brasil.

Publicado

2017-12-04

Cómo citar

Santos, C. C. G. dos, & Wielewicki, V. H. G. (2017). Os cinco sentidos, tradução de Nelson Pimenta: reflexões sobre poesia surda no Youtube. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (19), 146–162. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p146-162

Número

Sección

Artículos