Literatura de infância: a fábula infantil

Autores/as

  • Maria José Palo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i23p189-204

Palabras clave:

Literatura de Infância, Teoria da Infância, Fábula, Experiência da voz, Etica.

Resumen

Este estudo é atribuído ao tema Literatura de Infância, que aborda a fábula como a fundação do gênero infantil, e o fenômeno da palavra infantil como sua auto referência. A introdução da voz infantil no sistema de signos da língua faz da fábula a sua história na experiência de linguagem. O objetivo é situar a Voz como ponto originário da Infância da linguagem e da Ética, segundo a Teoria da Infância, de Giorgio Agamben, como meio e modo de pensá-la além da mística silenciosa que tem justificado o tempo histórico do elemento maravilhoso aplicado à narratividade infantil. A fábula infantil faz-se experiência no interior da língua de criança, algo que só a linguagem poética sustenta sob a lei da semelhança, segundo Walter Benjamin. O hiato entre a língua e a fala gera a diferença e o descontínuo do espaço em que a Voz infantil ganha a compreensão de "ser signo".

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Publicado

2019-12-10

Cómo citar

Palo, M. J. (2019). Literatura de infância: a fábula infantil. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (23), 189–204. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i23p189-204

Número

Sección

Ensayos Literarios