Representações da dobra no design gráfico de livros ilustrados para infância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p72-86

Palabras clave:

Design, Design gráfico, Literatura para infância, Livros ilustrados, Dobra

Resumen

Desde a invenção do códice em Roma, a dobra faz parte constituinte da materialidade do livro, adquirindo variados usos e funções em diferentes culturas. Na realidade mais recente, os projetos de design gráfico vêm buscando explorar esse elemento para além de sua função de articulação das páginas. Propõe-se apresentar um breve painel sobre a representatividade da dobra no design de livros ilustrados de literatura para infância como um recurso capaz de enriquecer de novos significados a sua linguagem gráfica. Da articulação entre referenciais teóricos de design, literatura e estudos sobre a trajetória do livro – Linden, Melot, Salisbury e Styles, Febvre e Martin – e uma seleção de obras publicadas no Brasil, busca-se enfatizar a importância da dobra no processo de diferenciação do design desses livros.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Simone Cavalcante de Almeida, Universidade Anhembi Morumbi

Doutoranda em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi (SP) e Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora em design gráfico de literatura para infância. Publicou Literatura em Alagoas (2011), participou da coletânea Os retornos da Utopia: histórias, imagens, experiências (2015) e organizou A vez e a voz da literatura infantil (2016).

 

Gisela Belluzzo de Campos, Anhembi Morumbi

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com Pós-Doutorado em Design Gráfico pela Universidade de Buenos Aires. Designer, Artista Visual, Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisa na linha Design: Meios Interativos e Emergentes temas de linguagem gráfica, design e arte contemporânea. Publicou vários artigos em periódicos da área de design e co-organizou com María Ledesma, o livro Novas fronteiras do design gráfico(2011). 

Publicado

2020-07-06

Cómo citar

de Almeida, S. C., & de Campos, G. B. (2020). Representações da dobra no design gráfico de livros ilustrados para infância. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (24), 72–86. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p72-86