Máquina veloz/máquina voraz: tópicos que permitem um cânone?

Autores/as

  • Dilma Beatriz Rocha Juliano

Palabras clave:

Cânone, Crítica Literária Contemporânea, Indústria Cultural

Resumen

A transformação técnica do objeto artístico, de seu caráter de culto à embalagem mercadológica, proporciona a abertura das comportas da produção e as “artes” se proliferam. E todas as suas manifestações se contagiam e incorporam os ingredientes técnicos da época, de certa forma, corporificados na expressão “indústria cultural”: principalmente no descontínuo, na fragmentação e na possibilidade de reprodução. É a indústria que produz, modula, absorve, enfim, regula a produção cultural finissecular, intensificando-se na velocidade da máquina. Sendo assim é compreensível o “mix” cultural, no qual o ritmo humano é substituído pela voracidade maquínica que quer sempre mais, e mais de tudo e não só do bom e do melhor. Este artigo pretende trabalhar na perspectiva do fluxo contínuo da produção da indústria cultural que redobra a tarefa crítica de separar o joio do trigo, ou seja, pressupõe uma revisão profunda dos paradigmas utilizados para “elevar” uma obra ao cânone. Ou ainda, propõe-se a refletir se, neste contexto no qual o tempo da percepção humana – tanto de criação como de fruição – é suplantado pelo utilitarismo da máquina, é possível sustentar a ideia de cânone.

Biografía del autor/a

Dilma Beatriz Rocha Juliano

Doutora - UNISUL-SC

Cómo citar

Juliano, D. B. R. (2012). Máquina veloz/máquina voraz: tópicos que permitem um cânone?. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (9), 271–277. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/13043

Número

Sección

Artículos