Os Manuais de Retórica e Poética: "Lugares de Memória" no Brasil Oitocentista

Autores/as

  • Carlos Augusto de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Palabras clave:

Memória, Século XIX, Manuais de Retórica e Poética

Resumen

No século XIX brasileiro, a publicação de manuais de retórica e poética foi bastante expressiva. Destinados à escola, foram instrumentos pedagógicos que impuseram o apego à cultura retórica europeia. O aprimoramento da eloquência, o domínio da oratória, as formas de versificação, entre outros temas estudados nos manuais, eram saberes do passado que se tornaram reconhecidos no presente, como modelos e/ou regras a serem seguidos num outro tempo e lugar. Os manuais podem representar um espaço mnemônico de entrecruzamento entre o passado e o presente na formação da mentalidade brasileira dentro dos padrões retóricos e poéticos tradicionais. Nesse sentindo, este trabalho objetiva analisar alguns manuais oitocentistas, como veículos de saber institucionalizado, os quais, sob as égides escolar e estatal, constroem, na mentalidade de seus leitores, um imaginado vínculo com a tradição clássica, europeia e erudita e o sentimento de representação social, de civilização e de afirmação da identidade nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carlos Augusto de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Professor Adjunto de Literatura do Instituto de Letras e Linguística da UFU

Publicado

2015-12-12

Cómo citar

Melo, C. A. de. (2015). Os Manuais de Retórica e Poética: "Lugares de Memória" no Brasil Oitocentista. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (15), 120–134. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/24331

Número

Sección

Ensayos Literarios