Design emocional e o livro ilustrado: a experiência material na produção de sentidos

Authors

  • Claudia Mendes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p57-71

Keywords:

livro ilustrado, design emocional, experiência de leitura

Abstract

A emergência do livro digital traz de volta a noção de que o livro impresso é também ele uma tecnologia, tão entranhada em nossa cultura letrada que se torna invisível. O uso do livro impresso demanda um aprendizado e proporciona um tipo de experiência que, no caso do livro ilustrado, se soma à fruição de imagens e palavras. O suporte material – o manuseio do livro como objeto – é elemento integrante e fundamental da experiência total de leitura. Buscando ampliar o entendimento a respeito do papel que o planejamento dos componentes materiais do livro ilustrado, realizado pelo design gráfico, desempenha na construção de sentidos nas narrativas, conta-se com o apoio de considerações de Roger Chartier (1999, 2010) e Don McKenzie (1999) quanto à materialidade do suporte de leitura, sublinhando aspectos da interação do leitor com esse suporte tais como apresentados sob a perspectiva do design emocional proposta por Donald Norman (2012).

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Claudia Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Published

2020-07-06

How to Cite

Mendes, C. (2020). Design emocional e o livro ilustrado: a experiência material na produção de sentidos. FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program, (24), 57–71. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p57-71