Arquivos do modernismo
Nota introdutória + Arquivo 1: Crônica de arte. Os jacarés inofensivos. Mário de Andrade (Revista do Brasil, São Paulo, ano 8, v. 22, n. 88, p. 324-327, abr. 1923.) + Arquivo 2: Crônica de arte. Convalescença. Mário de Andrade (Revista do Brasil, São Paulo, ano 8, v. 24, n. 92, p. 336-339, ago. 1923) + Arquivo 3: Um concurso Futurista. (A Pilhéria , 1925, n. 216) + Arquivo 4: Os novos do Piauí. J.J. Gomes Sampaio SAMPAIO, J. J. Gomes [pseudônimo de Gilberto Freyre] (Revista do Brasil, Ano I, n. 2, 30 de setembro de 1926, Rio de Janeiro, p. 39-40)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i29p90-109Palabras clave:
Arquivo, Grupo, Gilberto Freyre, Mário de Andrade, SátiraResumen
O texto que se segue é uma introdução à reprodução de quatro documentos do modernismo brasileiro que, salvo engano, são republicados pela primeira vez: “Os novos do Piauí”, de J. J. Gomes Sampaio (pseudônimo de Gilberto Freyre), de 1926; “Os jacarés inofensivos” e “Convalescença”, ambos de Mário de Andrade, de 1923; e “Um concurso futurista”, página anônima da revista A Pilhéria, que, em 1925, trazia uma sátira do “Futurismo”. Esses textos buscam contribuir para suprir algumas lacunas na história do modernismo brasileiro. Ressalte-se, então, a importância da ideia de grupo, mesmo que pela invenção de um falso grupo, além de documentar a atividade modernista de Freyre nos anos 1920; balanços e reflexões do ano de 1923, geralmente considerado um período pouco produtivo do movimento; e a difusão nacional das ideias modernistas/de vanguarda. Essas últimas recebiam, por vezes, respostas satíricas que se tornaram, paradoxalmente, parte da estética que buscavam combater.
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Derechos de autor 2022 FronteiraZ. Revista del Programa de Estudios Posgrado en Literatura y Crítica Literaria
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