Uma catábase doméstica
manifestações do motivo da descida ao submundo em Coraline, de Neil Gaiman
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2025i35p178-198Palabras clave:
Literatura infantojuvenil, Mitologema, Estranhamento, Duplo, GrotescoResumen
O presente trabalho busca analisar o motivo da catábase, ou descida aos infernos, na obra Coraline, do autor Neil Gaiman, visando identificar suas continuidades e rupturas em relação a esse tema clássico que denota a tradição da Poesia Antiga. Assim, a pesquisa fundamenta-se em Bernabé (2011) e Dova (2012), que apontam alguns elementos considerados indispensáveis e constitutivos da catábase, tais como um mundo subterrâneo povoado por seres sobrenaturais sinistros e a existência de um propósito que justifique a jornada do protagonista ao temido submundo. Em Coraline, observa-se a presença desses traços, embora haja significativas subversões: ao invés do herói masculino com características sobre-humanas e motivações grandiosas, surge uma protagonista jovem, feminina e melancólica, cujos desafios são altamente subjetivos. Conclui-se, desse modo, que o romance de Gaiman ressignifica a catábase clássica ao tratá-la sob uma perspectiva intimista e contemporânea.
Citas
BERNABÉ, A. O que é uma catábase? A descida ao mundo inferior na Grécia e no antigo oriente próximo. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão, vol. 7, n. 18, p. 11-22, 2021.
BOTTÉRO, J. La mitología de la muerte en la antigua Mesopotamia. In: XELLA, P. (ed.), Arqueología del infierno. Sabadell: Ausa, 1991, p. 45-80.
CARROLL, L. Alice no país das maravilhas. Trad. Nicolau Sevcenko. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
DOVA, S. Greek Heroes in and out of Hades, Lanham: Lexington Books. 2012.
ESCRIVÁ, V. G. El relato de la katábasis: origen y destino del sujeto. Trama&Fondo, Segovia, n. 36, p. 79-93, 2014. Disponível em: www.tramayfondo.com/revista/libros/166/VicenteGarciaEscriba.pdf. Acesso em: 21 out. 2025.
FREUD, S. O infamiliar e outros escritos; seguido de o homem da areia, E.T.A Hoffmann. Trad. Ernani Chaves, Pedro Heliodoro Tavares [O homem da areia; tradução de Romero Freitas]. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
GAIMAN, N. Sandman: edição definitiva. Trad. Jotapê Martins e Fabiano Dernadin. Barueri: Panini Books, 2010.
GAIMAN, N. Coraline. Trad. Bruna Beber. São Paulo: Intrínseca. 2020.
KAYSER, W. Análise e interpretação da obra literária. 3. ed. Coimbra: Armênio Amado, 1963.
KAYSER, W. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2003.
OVÍDIO. Metamorfoses. Trad. Domingos Lucas Dias. São Paulo: editora 34, 2017.
PEREIRA, W. A. Catábase. In: CEIA, C. E-Dicionário de Termos Literários (EDTL). [S.l.]: Componto.com, 2009. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/catabase. Acesso em: 2 maio 2025.
RIMBAUD, A. Uma temporada no inferno & Iluminuras. Trad. Ledo Ivo. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1982.
SAMUELS, A; SHORTER, B; PLAUT, F. Dicionário crítico de análise junguiana. Trad. Pedro Ratis e Silva. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
VIRGÍLIO. Eneida. Trad. Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Editora 34, 2014.
VIRGÍLIO. Geórgicas. Trad. Manuel Odorico Mendes. Cotia: Ateliê Editorial, 2019.
WELLS, H. G. A máquina do tempo. Trad. William Lagos. Porto Alegre: L&PM, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 FronteiraZ. Revista del Programa de Estudios Posgrado en Literatura y Crítica Literaria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.





Este obra está licenciada com uma Licença