Trilha sonora em narrativas digitais para crianças: novas possibilidades para a leitura do texto literário

Autores/as

  • Giselly Lima de Moraes Universidade Federal de Alagoas
  • Ana María Margallo Gonzalez Universidade Autônoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i18p42-59

Palabras clave:

Literatura Infantil Digital, Aplicativos, Trilha Sonora, Narrativas

Resumen

O texto pretende apresentar, mediante a análise das características da trilha sonora de aplicativos digitais, as contribuições dos recursos sonoros para a construção de narrativas para crianças. Dos estudos da Narratologia, dos estudos do cinema e dos jogos eletrônicos, foram retomados alguns conceitos para auxiliar na abordagem da trilha sonora, objetivando explicitar suas possibilidades narrativas básicas na literatura digital e dar visibilidade a aspectos da leitura literária que a trilha sonora ajuda a forjar tanto no plano da história (do que ela conta), como do discurso (de como conta). 

Biografía del autor/a

Ana María Margallo Gonzalez, Universidade Autônoma de Barcelona

Doutora em Didática da Língua e da Literatura, professora agregada interina na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autônoma de Barcelona e coordenadora do grupo de pesquisa consolidado GRETEL (Grupo de Investigación en literatura infantil y juvenil y educación literaria).

Publicado

2017-07-06

Cómo citar

de Moraes, G. L., & Gonzalez, A. M. M. (2017). Trilha sonora em narrativas digitais para crianças: novas possibilidades para a leitura do texto literário. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (18), 42–59. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i18p42-59

Número

Sección

Artículos