'Uma aprendizagem' outra: ensaio crítico-criativo de 'O livro dos prazeres', de Clarice Lispector

Autores

  • Maruzia de Almeida Dultra

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i23p42-56

Palavras-chave:

Modo intensivo de leitura, Poética da adulteração, Carta, Clarice Lispector

Resumo

Este ensaio se apresenta como uma carta da personagem Loreley endereçada a Ulisses, professor de Filosofia por quem ela é apaixonada. Como estratégia poética, rearranjamos trechos do livro Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (LISPECTOR, 1970), para constituir a escrita de Lóri enquanto remetente. Portanto, o romance se torna epistolar a partir do presente texto, que realizamos através do “modo intensivo de leitura” (DELEUZE, 2010) da obra, e do modo intensivo de escritura, tanto de Clarice Lispector, quanto da carta que aqui enviamos. Em lugar da interpretação da escrita clariceana, optamos pela experimentação a partir dela, ficcionalizando não só o livro, mas o próprio ato literário. Todo este texto é uma citação adulterada que clama pela narrativa como um “bloco de sensações” (DELEUZE; GUATTARI, 2010), trazendo para o corpo que escreve a voz da protagonista e colocando o leitor no lócus de personagem da trama, o destinatário da epístola.

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Biografia do Autor

Maruzia de Almeida Dultra

Maruzia Dultra é doutora em Difusão do Conhecimento pelo DMMDC-UFBA. Mestra em Artes Visuais pela USP. Jornalista e bacharela em Comunicação Social pela UFBA.

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Publicado

2019-12-10

Como Citar

Dultra, M. de A. (2019). ’Uma aprendizagem’ outra: ensaio crítico-criativo de ’O livro dos prazeres’, de Clarice Lispector. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (23), 42–56. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i23p42-56

Edição

Seção

Artigos