“Viva, Maria — a mais bonita!” de Luana Passos

realismo animista na literatura negro-brasileira contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2025i35p342-359

Palavras-chave:

Estudos literários, Literatura afro-diaspórica, Cosmologia africana, Epistemologia ancestral, Poética do (re)encantamento

Resumo

O presente artigo propõe uma leitura do conto “Viva, Maria — a mais bonita!”, de Luana Passos (2021), a partir do conceito de realismo animista, conforme formulado por Harry Garuba (2012) e desenvolvido por Providence Bampoky (2022). A análise evidencia como a narrativa reintegra elementos da cultura africana e afro-brasileira, recriando experiências de cura, deslocamento e ancestralidade a partir de uma poética de (re)encantamento. Articulando também os estudos de William Clyde Ford (1999), Conceição Evaristo (2009) e Luana Passos (2024), discute-se o gesto literário de Luana Passos, autora do conto, como construção de uma estética negra de resistência, capaz de romper com os paradigmas coloniais da crítica literária ocidental. O artigo defende a necessidade de incorporar o realismo animista aos estudos literários brasileiros, como categoria crítica que contempla epistemologias afrocentradas e formas outras de narrar o mundo.

Biografia do Autor

Leandro Passos, Grupo de Pesquisa Gênero e Raça. Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN

Pós-doutor em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto (2018-2020). Participa dos Grupos de Pesquisa: "Vertentes do Fantástico na Literatura" e "Gênero e Raça", cadastrados no CNPq. Coordenação de Sistemas de Informação, Língua e Linguagens.

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

Passos, L. (2025). “Viva, Maria — a mais bonita!” de Luana Passos: realismo animista na literatura negro-brasileira contemporânea. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (35), 342–359. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2025i35p342-359