“Viva, Maria — a mais bonita!” de Luana Passos
realismo animista na literatura negro-brasileira contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2025i35p342-359Palavras-chave:
Estudos literários, Literatura afro-diaspórica, Cosmologia africana, Epistemologia ancestral, Poética do (re)encantamentoResumo
O presente artigo propõe uma leitura do conto “Viva, Maria — a mais bonita!”, de Luana Passos (2021), a partir do conceito de realismo animista, conforme formulado por Harry Garuba (2012) e desenvolvido por Providence Bampoky (2022). A análise evidencia como a narrativa reintegra elementos da cultura africana e afro-brasileira, recriando experiências de cura, deslocamento e ancestralidade a partir de uma poética de (re)encantamento. Articulando também os estudos de William Clyde Ford (1999), Conceição Evaristo (2009) e Luana Passos (2024), discute-se o gesto literário de Luana Passos, autora do conto, como construção de uma estética negra de resistência, capaz de romper com os paradigmas coloniais da crítica literária ocidental. O artigo defende a necessidade de incorporar o realismo animista aos estudos literários brasileiros, como categoria crítica que contempla epistemologias afrocentradas e formas outras de narrar o mundo.
Referências
ANDRADE, K. Tradução comentada de myth, literature and the african world de Wole Soyinka. 2024. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2024. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1401640. Acesso 22 nov. 2025.
BAMPOKY, P. Discurso da tradição e da modernidade nos romances Les soleils des Indépendances, de Ahmadou Kourouma, e Luiji: O nascimento de um império, de Pepetela. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022. Disponivel em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1259274. Acesso 22 nov. 2025.
CUTI. L. S. Literatura negro-afrobrasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.
EVARISTO, C. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2. sem. 2009.
FORD, W. C. O herói com rosto africano: mitos da África. São Paulo: Summus, 1999.
GARUBA, H. Explorações no realismo animista: notas sobre a leitura e a escrita da literatura, cultura e sociedade africana. Nonada: Letras em Revista, Porto Alegre, v. 2, n. 19, p. 235–256, out. 2012. Trad. Elisângela da Silva Tarouco. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512451673021. Acesso em: 25 out. 2025.
PASSOS, L. Viva, Maria – a mais bonita! In: SANTOS, N. O. (org.). As mulheres das ervas: antologia de contos, crônicas e poemas. (Coleção Territórios Literários). Revista África e Africanidades, 2021, p. 75. Disponível em: https://africaeafricanidades.com.br/edicao39.html. Acesso em: 25 out. 2025.
PASSOS, L. Poéticas de identidade e ancestralidade negra na literatura para crianças e jovens. 2024. Tese (Doutorado em Letras), 2024. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/257749. Acesso em: 25 out. 2025.
SOYINKA, W. Myth, literature and the african world. Cambridge: Cambridge University Press, 1976.
SOYINKA, W. From a Common Back Cloth: A Reassessment of the African Literary Image. In: SOYINKA, W. Art, dialogue & outrage: essays in literature and culture. Ibadan, Nigeria: New Horn Press, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.





Este obra está licenciada com uma Licença