A fotografia do vazio – sobre Haruo Ohara

Autores

  • Rodrigo Fontanari Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Haruo Ohara, Fotografia de arte, Vazio

Resumo

Este artigo debruça-se sobre a obra do fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara, pouco conhecida entre nós, e que se distingue de outros fotógrafos pela sua ousada estética que tende a um vazio: captar a presença das coisas e não seu sentido. Sua intensa produção fotográfica é estranhamente realizada em paralelo a sua atividade de agricultor. Ohara cria instantes de “espaços vazios” de acontecimento que atestam um estado de pura contemplação, em que o fotógrafo dá a ver ao espectador  simplesmente a poesia das formas. O estilo de Ohara tende, por hipótese, àquele princípio de naturalidade zen que distingue a tradicional arte japonesa da paisagem: um nada especial que se refere a um estado de coisas expresso em sua naturalidade. Quer-se aqui enveredar por este caso especial.

 

Metrics

PDF views
610
Feb 25 '19Feb 28 '19Mar 01 '19Mar 04 '19Mar 07 '19Mar 10 '19Mar 13 '19Mar 16 '19Mar 19 '19Mar 22 '1999
| |

Biografia do Autor

Rodrigo Fontanari, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2019-02-23

Edição

Seção

Artigos | Articles