A fotografia do vazio – sobre Haruo Ohara

Autores/as

  • Rodrigo Fontanari Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Haruo Ohara, Fotografia de arte, Vazio

Resumen

Este artigo debruça-se sobre a obra do fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara, pouco conhecida entre nós, e que se distingue de outros fotógrafos pela sua ousada estética que tende a um vazio: captar a presença das coisas e não seu sentido. Sua intensa produção fotográfica é estranhamente realizada em paralelo a sua atividade de agricultor. Ohara cria instantes de “espaços vazios” de acontecimento que atestam um estado de pura contemplação, em que o fotógrafo dá a ver ao espectador  simplesmente a poesia das formas. O estilo de Ohara tende, por hipótese, àquele princípio de naturalidade zen que distingue a tradicional arte japonesa da paisagem: um nada especial que se refere a um estado de coisas expresso em sua naturalidade. Quer-se aqui enveredar por este caso especial.

 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rodrigo Fontanari, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2019-02-23

Número

Sección

Artigos | Articles