A fotografia do vazio – sobre Haruo Ohara

Autores

  • Rodrigo Fontanari Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Haruo Ohara, Fotografia de arte, Vazio

Resumo

Este artigo debruça-se sobre a obra do fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara, pouco conhecida entre nós, e que se distingue de outros fotógrafos pela sua ousada estética que tende a um vazio: captar a presença das coisas e não seu sentido. Sua intensa produção fotográfica é estranhamente realizada em paralelo a sua atividade de agricultor. Ohara cria instantes de “espaços vazios” de acontecimento que atestam um estado de pura contemplação, em que o fotógrafo dá a ver ao espectador  simplesmente a poesia das formas. O estilo de Ohara tende, por hipótese, àquele princípio de naturalidade zen que distingue a tradicional arte japonesa da paisagem: um nada especial que se refere a um estado de coisas expresso em sua naturalidade. Quer-se aqui enveredar por este caso especial.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Fontanari, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2019-02-23

Como Citar

Fontanari, R. (2019). A fotografia do vazio – sobre Haruo Ohara. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (40). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/36500

Edição

Seção

Artigos | Articles