Análise Televisual Convergente: um procedimento metodológico para leitura crítica dos processos comunicativos de telejornais e programas televisivos

Autores

  • Beatriz Becker Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( PPGCOM-UFRJ)

Palavras-chave:

Telejornalismo. Programas televisivos. Análise Televisual Convergente. Metodologia. Processos de aprendizagem.

Resumo

A partir de um mapeamento de metodologias empregadas em estudos acadêmicos sobre telejornalismo produzidos entre 2015 e 2017 em 11 bancos de dados, este artigo sugere a relevância do olhar sobre as imagens e suas combinações com palavras na produção de sentidos. O trabalho também propõe o reconhecimento da necessidade de articular às análises textuais de telejornais e programas televisivos quatro instâncias que configuram os processos comunicativos no ambiente convergente: singularidades da ambiência, circulação, características de organizações e de práticas produtivas e interações das audiências. Nesse sentido, apresenta o esquema analítico da Análise Televisual Convergente (ATC), um procedimento metodológico possível para a leitura crítica dos textos audiovisuais nas pesquisas em comunicação e em processos de aprendizagem num momento de transformação da produção e consumo de conteúdos e formatos em áudio e vídeo decorrente da digitalização dos meios.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz Becker, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( PPGCOM-UFRJ)

Beatriz Becker é Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Departamento de Expressão e Linguagens da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-ECO/UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação. Jornalista formada pela ECO-UFRJ. Realizou Mestrado e Doutorado no PPGCOM-UFRJ e Pós-Doutorado no Department of Media and Communications da Goldsmiths, University of London, e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autora de Televisão e Telejornalismo: Transições; A Linguagem do Telejornal; Pensando e Fazendo Jornalismo Audiovisual e coautora de Pantanal: A Reinvenção da Telenovela.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Edição

Seção

Artigos | Articles