O homem com a câmera (1929) como um filme-diário

Autores

  • Luis Felipe Gurgel Ribeiro Labaki Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGMPA-ECA-USP) https://orcid.org/0000-0001-6288-5287

Palavras-chave:

Dziga Viértov, filme-diário, cinema documentário

Resumo

Ainda que o cineasta soviético Dziga Viértov (1896-1954) não realizasse filmes-diário em um sentido estrito, este artigo investiga a forma pela qual parte de sua obra da década de 1920 pode ser vista como atravessada por uma noção, ainda que difusa, de diário. Ela se expressaria tanto por meio de menções diretas a diários em seus filmes e escritos quanto por meio de uma contínua intenção ora concretizada, ora apenas planejada, de autorrepresentação dos kinocs nos trabalhos realizados pelo grupo – uma prática que sugere a possibilidade de vermos ao longo de filmes, esboços e projetos não-realizados a construção de um fragmentário “diário profissional coletivo”. Nesse sentido, O homem com a câmera (1929) é analisado pelo prisma de seu subtítulo “Excerto do diário de um cinegrafista”, uma fórmula cuja importância, historicamente, foi relativizada talvez em demasia pelos estudos viertovianos. 

Biografia do Autor

Luis Felipe Gurgel Ribeiro Labaki, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGMPA-ECA-USP)

Luis Felipe Labaki é cineasta, pesquisador, tradutor do idioma russo e compositor. Graduado no Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP (2013) e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela mesma universidade (2016), tendo defendido sua dissertação “Viértov no papel: um estudo sobre os escritos de Dziga Viértov”.

Atualmente, é doutorando em História, Teoria e Crítica no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.

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Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos | Articles