"El hombre de la cámara" (O homem com a câmera - 1929) como película cotidiana

Autores/as

  • Luis Felipe Gurgel Ribeiro Labaki Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGMPA-ECA-USP) https://orcid.org/0000-0001-6288-5287

Palabras clave:

Dziga Viértov, cine documental, filme diario

Resumen

Aunque el cineasta soviético Dziga Viértov (1896-1954) no hizo cine-diario en sentido estricto, este artículo investiga cómo parte de su obra de los años veinte puede verse atravesada por una noción, aunque difusa, de diario. Se expresaba tanto a través de menciones directas de diarios en sus películas y escritos como a través de una intención continua, a veces concretada, a veces simplemente planificada, de autorrepresentación de los kinocs en el trabajo realizado por el grupo, práctica que sugiere la posibilidad. de ver desde películas, bocetos y proyectos no realizados hasta la construcción de un fragmentario “diario profesional colectivo”. En este sentido, El hombre de la cámara (1929) se analiza a través del prisma de su subtítulo “Extracto del diario de un camarógrafo”, fórmula cuya importancia, históricamente, fue quizás excesivamente relativizada por los estudios viertovianos.

Biografía del autor/a

Luis Felipe Gurgel Ribeiro Labaki, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGMPA-ECA-USP)

Luis Felipe Labaki é cineasta, pesquisador, tradutor do idioma russo e compositor. Graduado no Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP (2013) e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela mesma universidade (2016), tendo defendido sua dissertação “Viértov no papel: um estudo sobre os escritos de Dziga Viértov”.

Atualmente, é doutorando em História, Teoria e Crítica no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.

Citas

BALÁZS, B. Béla Balázs: Early Film Theory: "Visible man" and "The spirit of film". Nova York, Oxford: Berghahn Books, 2010.

BRIK, Ó. Razlojênie siujéta. in: TCHUJÁK, N.F (Org.). Literatura fakta: piérvi sbórnik materiálov rabótnikov LEFa. Moscou: Zakhárov, 2000. p. 226-229.

DICKERMAN, L. The fact and the photograph. October, nº 118, 2006. p. 132-152.

HELLBECK, J. Revolution on my mind: Writing a Diary Under Stalin. Cambridge; Londres: Harvard University Press, 2006.

HICKS, J. Dziga Vertov: Defining Documentary Film. Londres: I.B. Tauris, 2007.

JAMES, D. E. Diário em filme/ Filme-diário: prática e produto em Walden, de Jonas Mekas. In: MOURÃO, P. (Org.). Jonas Mekas. São Paulo: Pró-Reiteoria de Cultura e Extensão Universitárioa – USP, 2013. p. 165-206.

KAUFMAN, M. S apparátom v stiép. Soviétski Ekrán, Nº 23 (33), 1º de setembro de 1925. p. 13.

KHERSSÓNSKI, K. Man with a movie camera. In: TSIVIAN, Y. (Org.) Lines of Resistance: Dziga Vertov and the Twenties Pordenone: Le Giornate del cinema muto, 2004. p. 327-331.

______. Man with a movie camera. In: Lines of Resistance, p. 333-335.

MACKAY, J. Film Eenergy: process and metanarrative in Dziga Vertov’s The eleventh year (1928). October, n.121, 2007, p. 41-78.

______. Man with a Movie Camera: An Introduction. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3fMDoOm. Acesso em: 24 mar. 2021.

______. Dziga Vertov: life and work. Volume 1 (1896-1921). Boston: Academic Studies Press, 2018.

MICHELSON, . The Man with the Movie Camera: From Magician to Epistemologist. Artforum 10, nº 7 (Março de 1972), p .60-72

OGNIÓV, N. Diário de Kóstia Riábtsev. São Paulo: Editora 34, 2017.

PETRIČ, V. Constructivism in film: the man with the movie camera, a cinematic analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

ROBERTS, . The man with the movie camera. Londres, Nova York: I.B. Tauris, 2000.

SARKISOVA, O. Across one sixth of the world: Dziga Vertov, Travel Cinema, and Soviet Patriotism. October, 121, 2007, p. 19-40.

SITNEY, P. A. Visionary film: the american avant-garde, 1943-2000, terceira edição. Nova York: Oxford University Press, 2002.

TSIVIAN, Y. Dziga Vertov and His Time. In: Lines of resistance: Dziga Vertov and the Twenties, p. 1-28.

VIÉRTOV, D. Tvórtcheskaia kártotchka. Kinoviédtcheskie Zapíski, Nº 29, 1996. p. 161-192.

______. Kogdá snimát drug drúga búdete, ne snimáites bez kinoapparátov... Kinoviédtcheskie Zapíski, Nº 29, 1996. p. 193-196.

______. Komandiróvka instrúktora siômok tov. Viértova v rasporiajênie kománduiuschego Krásnoi Ármiei tov. Kojévnikova. In: VIÉRTOV, D.; DERIÁBIN, A. (Org.). Dziga Viértov. Iz Nasliêdia. Tom 1. Dramaturguítcheski Ópyty. Moscou: Eisenstein-Tsentr, 2004, p. 31-34. Sem data, escrito não antes de abril de 1919.

______. Proekt stsenária, prednaznátchennogo k siômke vo vrêmia poiézdki aguitpôezda Soviétski Kavkáz. In: Iz Nasliêdia. Tom 1, p. 44-47. Datado de 2 de maio de 1920.

______. [Rúki, Nógui, Glazá, Tiémy]. In: Iz Nasliêdia. Tom 1, p. 79-88. Sem data, escrito não antes de 1922 e não depois de 1924.

______. Zassedânie soviéta “Kino-Gláz”. In: Iz Nasliêdia. Tom 1, p. 92-93. Sem data, escrito não depois de 1925.

______. [Porôgui]. In: Iz Nasliêdia. Tom 1, p. 119-120; p. 489. Datado de 20 de maio de 1927.

______. Tcheloviék s kino-apparátom (zrítelnaia simfônia). In: Iz Nasliêdia. Tom 1, p. 123-126. Datado de 19 de março de 1928.

______. Galerêia kinoportriétov. In: Iz Nasliêdia. Tom 1, p. 449. Datado de 25 de agosto de 1944.

______. Kinoki, P. In: VIÉRTOV, D.; ICHÊSVKAIA, S. (Org.); KRUJKÔVA, D. (Org.). Dziga Viértov. Iz Nasliêdia. Tom 2. Statí i Vystupliênia. Moscou: Eisenstein-Tsentr, 2008, p. 35-43. Publicação original: Lef, Nº 3, 1923.

______. Odínnadtsati (Otrívki iz siômotchnogo dnevniká). In: Iz Nasliêdia. Tom 2, p. 140. Publicação original: Soviétski Ekrán, 1928, Nº 9 (28 de fevereiro).

______. Tcheloviék s kinoapparátom, absoliútnaia kinópís i Rádio-Glaz (Zaiávka ávtora). Iz Nasliêdia. Tom 2, p. 146-147. Datado de 6 de novembro de 1928.

______. Piérvaia soviétskaia “fílma bez slóv” (Tcheloviék s kinoapparátom). In: Iz Nasliêdia. Tom 2, p. 149. Publicação original: Pravda, 1928, 1º de dezembro.

______. [Absoliútni kino-iazík]. In: Iz Nasliêdia. Tom 2, p. 150-154. Datado de 23 de janeiro de 1929.

______. Tchetíre zadátchi Tcheloviéka s kino-apparátom. In: Iz Nasliêdia. Tom 2, p. 154-155. Datado de 1929.

______. Tcheloviék s kinoapparátom. Iz bessiêdi s D. V. In: Iz Nasliêdia. Tom 2, p. 156-157. Publicação original: Nóvi zrítel, 1929, Nº 5 (27 de janeiro).

______. [Chtô takôe Kino-Glaz]. In: Iz Nasliêdia. Tom 2, p. 157-163. Datado de 19 de fevereiro de 1929.

______. Otviét na voprôs “Pôniali li vách fílm v Berlíne?”. In: Iz Nasliêdia. Tom 2, p. 182-184.

______. Moi ráport. In: Iz Nasliêdia. Tom 2, p. 281-282. Publicação original: Izvêstia, 1934, 15 de dezembro.

______. [Vystupliênie o tvórtcheskom putí]. In: Iz Nasliêdia. Tom 2, p. 359-369. Datado de 26 de maio de 1946.

Publicado

2021-12-06

Número

Sección

Artigos | Articles