Reempregos da música de Villa-Lobos e intertextualidades entre o cinema de Humberto Mauro e o Cinema Novo
Palavras-chave:
reemprego sonoro, Villa-Lobos, Cinema Novo, Humberto Mauro, intertextualidadeResumo
Consideramos as relações intertextuais de filmes de diretores do Cinema Novo de 1959 a 1980 com filmes de Humberto Mauro por meio do reemprego das mesmas obras musicais de Villa-Lobos presentes em filmes do cineasta mineiro. É de se salientar que o próprio Villa-Lobos é um compositor que fazia um constante reemprego de seus materiais musicais, como se nota em O descobrimento do Brasil (Humberto Mauro, 1937). Considerando a música de Villa-Lobos neste e em outros filmes de Humberto Mauro, analisamos os traços que a presença das suítes do Descobrimento do Brasil, O canto do cisne negro, O canto do pajé e os Choros n.3 evocam da obra de Mauro nos filmes de Glauber Rocha, Walter Lima Júnior, Carlos Diegues, Paulo César Saraceni e Joaquim Pedro de Andrade, além da própria estética e contextos dos filmes do Cinema Novo.
Referências
ALMEIDA, C. A. O cinema como “agitador de almas”: Argila, uma cena do Estado Novo. São Paulo: Annablume, 1999.
ARAÚJO, L. de. Joaquim Pedro de Andrade: primeiros tempos. São Paulo: Alameda, 2013.
BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BRANDÃO, Q. A Idade da Terra: Glauber Rocha e seu projeto político-cultural para a América Latina (1965 – 1980). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de São Paulo, 2017.
CARVALHO, M. do S. Cinema Novo brasileiro. In: MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. 5. ed. Campinas: Papirus, 2009.
CHION, M. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
CORRÊA DO LAGO, M. A. Villa-Lobos nos anos 1930 e 1940: transcrições e “work in progress”. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 87-106, 2015.
DERRIDA, J. Spectres de Marx. Paris: Galilée, 1993.
GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
GORBMAN, C. Unheard melodies: narrative film music. Londres: BFI, 1987.
______ . Auteur music. In: GOLDMARK, D.; KRAMER, L., LEPPERT, R. (Org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007.
GUERRINI JR, I. A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
JACQUES, T. O descobrimento do Brasil (1937): Villa-Lobos e Humberto Mauro nas dobras do tempo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
JORNAL DO COMMERCIO, Rio de Janeiro, 2-3 mai. 1942
______ . Rio de Janeiro, 15 mai. 1942.
KRISTEVA, J. Introdução à Semanálise. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MATTOS, C. A. Walter Lima Júnior: viver cinema. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.
MOREIRA, G. F. O elemento indígena na obra de Villa-Lobos: observações musico-analíticas e considerações históricas. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
MORETTIN, E. Humberto Mauro, Cinema, História. São Paulo: Alameda, 2013.
A NOITE, Rio de Janeiro, 7 fev. 1940.
REVISTA O CRUZEIRO, Rio de Janeiro, 17 fev. 1940.
ROCHA, G. Glauber Rocha: revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosaic & Naify, 2003.
SCHWARZMAN, S. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. 2000. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, 2000.
VALENTE, E.; CAETANO, D. Um papo com Walter Lima Júnior. Entrevista em 23 dez. 2000. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/24/entrevistawljr.htm. Acesso em 21 set. 2020.
VASCONCELOS, A. L. O. Particularidades sonoras no filme-ensaio: proposição para a definição de sons found footage. Lumina, v. 14, n. 2, p. 22-38, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luíza Beatriz Alvim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.