Reempregos da música de Villa-Lobos e intertextualidades entre o cinema de Humberto Mauro e o Cinema Novo

Autores

Palavras-chave:

reemprego sonoro, Villa-Lobos, Cinema Novo, Humberto Mauro, intertextualidade

Resumo

Consideramos as relações intertextuais de filmes de diretores do Cinema Novo de 1959 a 1980 com filmes de Humberto Mauro por meio do reemprego das mesmas obras musicais de Villa-Lobos presentes em filmes do cineasta mineiro. É de se salientar que o próprio Villa-Lobos é um compositor que fazia um constante reemprego de seus materiais musicais, como se nota em O descobrimento do Brasil (Humberto Mauro, 1937). Considerando a música de Villa-Lobos neste e em outros filmes de Humberto Mauro, analisamos os traços que a presença das suítes do Descobrimento do Brasil, O canto do cisne negro, O canto do pajé e os Choros n.3 evocam da obra de Mauro nos filmes de Glauber Rocha, Walter Lima Júnior, Carlos Diegues, Paulo César Saraceni e Joaquim Pedro de Andrade, além da própria estética e contextos dos filmes do Cinema Novo.

Biografia do Autor

Luíza Beatriz Alvim, Grupo de Pesquisa CNPq "Ritmo, corpo, som" da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pós-doutora em Música pela UFRJ (bolsa CAPES/PNPD). Pesquisadora do grupo de pesquisa "Ritmo, corpo, som" (UFRJ). Coordenadora do GP Cinema da Intercom e membro do Conselho Deliberativo da Socine.

Referências

ALMEIDA, C. A. O cinema como “agitador de almas”: Argila, uma cena do Estado Novo. São Paulo: Annablume, 1999.

ARAÚJO, L. de. Joaquim Pedro de Andrade: primeiros tempos. São Paulo: Alameda, 2013.

BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BRANDÃO, Q. A Idade da Terra: Glauber Rocha e seu projeto político-cultural para a América Latina (1965 – 1980). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de São Paulo, 2017.

CARVALHO, M. do S. Cinema Novo brasileiro. In: MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. 5. ed. Campinas: Papirus, 2009.

CHION, M. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.

CORRÊA DO LAGO, M. A. Villa-Lobos nos anos 1930 e 1940: transcrições e “work in progress”. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 87-106, 2015.

DERRIDA, J. Spectres de Marx. Paris: Galilée, 1993.

GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

GORBMAN, C. Unheard melodies: narrative film music. Londres: BFI, 1987.

______ . Auteur music. In: GOLDMARK, D.; KRAMER, L., LEPPERT, R. (Org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007.

GUERRINI JR, I. A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

JACQUES, T. O descobrimento do Brasil (1937): Villa-Lobos e Humberto Mauro nas dobras do tempo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

JORNAL DO COMMERCIO, Rio de Janeiro, 2-3 mai. 1942

______ . Rio de Janeiro, 15 mai. 1942.

KRISTEVA, J. Introdução à Semanálise. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

MATTOS, C. A. Walter Lima Júnior: viver cinema. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

MOREIRA, G. F. O elemento indígena na obra de Villa-Lobos: observações musico-analíticas e considerações históricas. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MORETTIN, E. Humberto Mauro, Cinema, História. São Paulo: Alameda, 2013.

A NOITE, Rio de Janeiro, 7 fev. 1940.

REVISTA O CRUZEIRO, Rio de Janeiro, 17 fev. 1940.

ROCHA, G. Glauber Rocha: revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosaic & Naify, 2003.

SCHWARZMAN, S. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. 2000. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, 2000.

VALENTE, E.; CAETANO, D. Um papo com Walter Lima Júnior. Entrevista em 23 dez. 2000. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/24/entrevistawljr.htm. Acesso em 21 set. 2020.

VASCONCELOS, A. L. O. Particularidades sonoras no filme-ensaio: proposição para a definição de sons found footage. Lumina, v. 14, n. 2, p. 22-38, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos | Articles