Reempregos da música de Villa-Lobos e intertextualidades entre o cinema de Humberto Mauro e o Cinema Novo
Palavras-chave:
reemprego sonoro, Villa-Lobos, Cinema Novo, Humberto Mauro, intertextualidadeResumo
Consideramos as relações intertextuais de filmes de diretores do Cinema Novo de 1959 a 1980 com filmes de Humberto Mauro por meio do reemprego das mesmas obras musicais de Villa-Lobos presentes em filmes do cineasta mineiro. É de se salientar que o próprio Villa-Lobos é um compositor que fazia um constante reemprego de seus materiais musicais, como se nota em O descobrimento do Brasil (Humberto Mauro, 1937). Considerando a música de Villa-Lobos neste e em outros filmes de Humberto Mauro, analisamos os traços que a presença das suítes do Descobrimento do Brasil, O canto do cisne negro, O canto do pajé e os Choros n.3 evocam da obra de Mauro nos filmes de Glauber Rocha, Walter Lima Júnior, Carlos Diegues, Paulo César Saraceni e Joaquim Pedro de Andrade, além da própria estética e contextos dos filmes do Cinema Novo.
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