Reempregos da música de Villa-Lobos e intertextualidades entre o cinema de Humberto Mauro e o Cinema Novo

Auteurs-es

Mots-clés :

reemprego sonoro, Villa-Lobos, Cinema Novo, Humberto Mauro, intertextualidade

Résumé

Consideramos as relações intertextuais de filmes de diretores do Cinema Novo de 1959 a 1980 com filmes de Humberto Mauro por meio do reemprego das mesmas obras musicais de Villa-Lobos presentes em filmes do cineasta mineiro. É de se salientar que o próprio Villa-Lobos é um compositor que fazia um constante reemprego de seus materiais musicais, como se nota em O descobrimento do Brasil (Humberto Mauro, 1937). Considerando a música de Villa-Lobos neste e em outros filmes de Humberto Mauro, analisamos os traços que a presença das suítes do Descobrimento do Brasil, O canto do cisne negro, O canto do pajé e os Choros n.3 evocam da obra de Mauro nos filmes de Glauber Rocha, Walter Lima Júnior, Carlos Diegues, Paulo César Saraceni e Joaquim Pedro de Andrade, além da própria estética e contextos dos filmes do Cinema Novo.

Biographie de l'auteur-e

Luíza Beatriz Alvim, Grupo de Pesquisa CNPq "Ritmo, corpo, som" da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pós-doutora em Música pela UFRJ (bolsa CAPES/PNPD). Pesquisadora do grupo de pesquisa "Ritmo, corpo, som" (UFRJ). Coordenadora do GP Cinema da Intercom e membro do Conselho Deliberativo da Socine.

Références

ALMEIDA, C. A. O cinema como “agitador de almas”: Argila, uma cena do Estado Novo. São Paulo: Annablume, 1999.

ARAÚJO, L. de. Joaquim Pedro de Andrade: primeiros tempos. São Paulo: Alameda, 2013.

BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BRANDÃO, Q. A Idade da Terra: Glauber Rocha e seu projeto político-cultural para a América Latina (1965 – 1980). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de São Paulo, 2017.

CARVALHO, M. do S. Cinema Novo brasileiro. In: MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. 5. ed. Campinas: Papirus, 2009.

CHION, M. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.

CORRÊA DO LAGO, M. A. Villa-Lobos nos anos 1930 e 1940: transcrições e “work in progress”. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 87-106, 2015.

DERRIDA, J. Spectres de Marx. Paris: Galilée, 1993.

GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

GORBMAN, C. Unheard melodies: narrative film music. Londres: BFI, 1987.

______ . Auteur music. In: GOLDMARK, D.; KRAMER, L., LEPPERT, R. (Org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007.

GUERRINI JR, I. A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

JACQUES, T. O descobrimento do Brasil (1937): Villa-Lobos e Humberto Mauro nas dobras do tempo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

JORNAL DO COMMERCIO, Rio de Janeiro, 2-3 mai. 1942

______ . Rio de Janeiro, 15 mai. 1942.

KRISTEVA, J. Introdução à Semanálise. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

MATTOS, C. A. Walter Lima Júnior: viver cinema. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

MOREIRA, G. F. O elemento indígena na obra de Villa-Lobos: observações musico-analíticas e considerações históricas. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MORETTIN, E. Humberto Mauro, Cinema, História. São Paulo: Alameda, 2013.

A NOITE, Rio de Janeiro, 7 fev. 1940.

REVISTA O CRUZEIRO, Rio de Janeiro, 17 fev. 1940.

ROCHA, G. Glauber Rocha: revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosaic & Naify, 2003.

SCHWARZMAN, S. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. 2000. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, 2000.

VALENTE, E.; CAETANO, D. Um papo com Walter Lima Júnior. Entrevista em 23 dez. 2000. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/24/entrevistawljr.htm. Acesso em 21 set. 2020.

VASCONCELOS, A. L. O. Particularidades sonoras no filme-ensaio: proposição para a definição de sons found footage. Lumina, v. 14, n. 2, p. 22-38, 2020.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-06

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles