Huillet-Straub no cinema moderno: autoria como primado do material e espectatorialidade libertária

Autores

Palavras-chave:

autoria, cinema moderno, Danièle Huillet, Jean-Marie Straub

Resumo

Embora sua trajetória nomádica (decorrente do exílio) por vezes impeça uma vinculação nominal de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub aos novos movimentos cinematográficos europeus do pós-guerra, o casal de cineastas se formou no bojo cinéfilo e crítico que daria origem à Nouvelle Vague e fomentou o surgimento do Junger Deutscher Film — além de sua obra atualizar o problema do realismo. Mediante a contextualização do início da carreira de Huillet-Straub e análises fílmicas sumárias, o objetivo deste artigo é introduzir a concepção huillet-straubiana de autoria, a qual se aproxima mas difere tanto da Politique des auteurs quanto do Autorenfilm, sendo caracterizada pelo primado do material e por uma espectatorialidade libertária.

Biografia do Autor

Dalila Camargo Martins, ECA/USP

Dalila Camargo Martins é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre o realismo negativo de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, financiada pela CAPES. No mestrado, analisou a relação entre texto e paisagem no filme huillet-straubiano Cedo demais / tarde demais. Trabalha também como crítica, programadora, videoartista e professora. 

Referências

ADORNO, T. W. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 2008.

APRÀ, A. Prefácio a um volume de textos cinematográficos de Straub e Huillet. In: GOUGAIN, E. et al (Org.). Straub-Huillet. São Paulo: CCBB, 2012, p. 193-196.

ARAÚJO, M. Straub, Huillet e o ensaísmo dos outros. Devires – cinema e humanidades, v. 10, no 1, jan./jul. 2013, p. 108-137.

ASTRUC, A. Du stylo à la caméra... et de la caméra au stylo: écrits 1942-1984. Paris: L’Archipel, 1992.

BAZIN, A. Comment peut-on être hitchcocko-hawksien? Cahiers du cinéma, Paris, no 44, fevereiro de 1955, p. 17-18.

______. O que é o cinema? – Ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

______. O realismo impossível. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

BYG, B. Landscapes of resistance – the german films of Danièle Huillet and Jean-Marie Straub. Berkeley: University of California Press, 1995.

DANEY, S. A rampa: Cahiers du cinéma, 1970 – 1982. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

ELSAESSER, T. New German cinema: a history. New Brunswick: Rutgers University Press, 1989.

FORTINI, F. 1967-1978. In: GOUGAIN, E. et al (Org.). Straub-Huillet. São Paulo: CCBB, 2012, p. 227-234.

GALLAGHER, T. Lacrimae rerum materialized. Senses of cinema, no 37, outubro de 2005. Disponível em: <http://sensesofcinema.com/2005/feature-articles/straubs/>. Acesso em: 9 ago. 2021.

HANSEN, M. Cooperative auteur cinema and oppositional public sphere: Alexander Kluge’s contribution to “Germany in Autumn”. New German Critique, no 24/25, 1981-82, p. 36-56.

HUILLET, D. Das Feuer im Innern des Berges: Gespräch mit Danièle Huillet. Frauen und Film, Berlim, no 32, jun. 1982, p. 4-12. Disponível em: <http://kinoslang.blogspot.com. br/2017/05/daniele-huillet-at-work.html>. Acesso em: 1 ago. 2021.

______. Como “corrigir” a nostalgia. In: GOUGAIN, E. et al (Org.). Straub-Huillet. São Paulo: CCBB, 2012, p. 33-35.

HUILLET, D.; STRAUB, J.-M. Cinema [e] política – “foice e martelo, canhões, canhões, dinamite!” In: GOUGAIN, E. et al (Org.). Straub-Huillet. São Paulo: CCBB, 2012a, p. 66-91.

______. Sobre o som. In: GOUGAIN, E. et al (Org.). Straub-Huillet. São Paulo: CCBB, 2012b, p. 92-104.

______. Sobre Lições de história. In: GOUGAIN, E. et al (Org.). Straub-Huillet. São Paulo: CCBB, 2012c, p. 105-121.

JANSEN, Peter W.; SCHÜTTE, W. (Eds.). Herzog/Kluge/Straub. Munique: Carl Hansen Verlag, 1976.

JOHNSTON, S. The author as public institution: the “new” cinema in the Federal Republic of Germany. Screeneducation, no 32-33, outono/inverno 1979-80, p. 67-78.

KLUGE, A. Gespräch mit Alexander Kluge: Straub (1) Fortini/Cani. Filmkritik, Munique, no 240, dezembro de 1976, p. 576-577, 586-589.

PATALAS, E. Nicht versöhnt. Filmkritik, Munique, no 9, agosto de 1965, p. 474.

______. Plädoyer für eine ästhetische Linke: zum Selbstverständnis der Filmkritik II. Filmkritik, Munique, no 10, julho de 1966, p. 403-407.

PATALAS, E.; BERGHAHN, W. Gibt es eine linke Kritik? Filmkritik, Munique, no 5, março de 1961, p. 131-135.

PUMMER, C. A. Elective affinities: the films of Danièle Huillet and Jean-Marie Straub. Tese de doutorado em Filosofia. University of Iowa, Iowa City, 2011.

RANCIÈRE, J. As distâncias do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

RENTSCHLER, E. Kracauer, spectatorship and the seventies. In: GEMÜNDEN, G.; MOLTKE, J. von (Eds.) Culture in the anteroom: the legacies of Siegfried Kracauer. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2012, p. 61-75.

ROSEN, C. Arnold Schoenberg. New York: Viking, 1975.

SHAFTO, S. (Ed.). Jean-Marie Straub and Danièle Huillet – writings. Nova Iorque: Sequence Press, 2016.

STOCKHAUSEN, K.; RIVETTE, J. Cinema et nouvelle musique. Cahiers du cinéma, Paris, no 145, julho de 1963, p. 36.

STRAUB, J-M. Entretien avec Jean-Marie Straub. Cahiers du cinéma, Paris, no 180, julho de 1966, p. 52-57.

______. Andi Engel talks to Jean-Marie Straub. Cinemantics, no 1, janeiro de 1970, p. 16-23.

______. Zum Kluge. Filmkritik, Munique, no 241, janeiro de 1977, parte interna da capa.

______. Autobiografia. In: GOUGAIN, E. et al (Org.). Straub-Huillet. São Paulo: CCBB, 2012a, p. 16-18.

______. Apresentação de Não reconciliados. In: GOUGAIN, E. et al. (Org.). Straub-Huillet. São Paulo: CCBB, 2012b. p. 11-15.

______. Filme e narrativa: respostas a uma enquete. In: GOUGAIN, E. et al (Org.). Straub- Huillet. São Paulo: CCBB, 2012c, p. 19-22.

______. Sobre David Wark Griffith. In: GOUGAIN, E. et al (Org.). Straub-Huillet. São Paulo: CCBB, 2012d, p. 50.

TRUFFAUT, F. O prazer dos olhos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

WALSH, M. The brechtian aspect of radical cinema. Londres: British Film Institute, 1981.

WOODS, G. Um diário de trabalho. In: GOUGAIN, E. et al. (Org.). Straub-Huillet. São Paulo: CCBB, 2012, p. 123-179.

Downloads

Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Artigos | Articles