Jornalismo declaratório no Twitter
como os usuários reagem à reprodução de declarações de Bolsonaro com desinformação?
Palavras-chave:
Jornalismo declaratório, Desinformação, TwitterResumo
O artigo pretende analisar a reação dos usuários do Twitter perante
títulos declaratórios com desinformação proferida pelo presidente Jair
Bolsonaro, postados por veículos da grande mídia em seus perfis no site da
rede social. Procuramos identificar: 1) como os usuários reagem às mensagens
e às fontes e 2) como os usuários reagem ao formato declaratório. Para isso,
utilizamos técnicas da Análise dos Sentimentos (SILVA, 2016) e da Análise de
Conteúdo (SAMPAIO; LYCARIÃO, 2021), aplicadas sobre interações textuais
em publicações dos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo no
Twitter contendo declarações com desinformação. Como resultado temos:
1) a interação dos usuários com a publicação é majoritariamente negativa,
tanto em relação a Bolsonaro quanto ao conteúdo da declaração; 2) é constante
a crítica dos leitores ao formato utilizado, que evidencia as declarações
com desinformação; e 3) o tensionamento, por parte do jornalista, do que é
dito pela fonte amplia a percepção de credibilidade em relação ao veículo.
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