Jornalismo declaratório no Twitter

como os usuários reagem à reprodução de declarações de Bolsonaro com desinformação?

Autores/as

Palabras clave:

Jornalismo declaratório, Desinformação, Twitter

Resumen

O artigo pretende analisar a reação dos usuários do Twitter perante
títulos declaratórios com desinformação proferida pelo presidente Jair
Bolsonaro, postados por veículos da grande mídia em seus perfis no site da
rede social. Procuramos identificar: 1) como os usuários reagem às mensagens
e às fontes e 2) como os usuários reagem ao formato declaratório. Para isso,
utilizamos técnicas da Análise dos Sentimentos (SILVA, 2016) e da Análise de
Conteúdo (SAMPAIO; LYCARIÃO, 2021), aplicadas sobre interações textuais
em publicações dos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo no
Twitter contendo declarações com desinformação. Como resultado temos:
1) a interação dos usuários com a publicação é majoritariamente negativa,
tanto em relação a Bolsonaro quanto ao conteúdo da declaração; 2) é constante
a crítica dos leitores ao formato utilizado, que evidencia as declarações
com desinformação; e 3) o tensionamento, por parte do jornalista, do que é
dito pela fonte amplia a percepção de credibilidade em relação ao veículo.

Biografía del autor/a

Arthur Silva Silva de Araújo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (NJor). Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  

Ailma Paixão Teixeira dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas na UFBA, membro do Núcleo de Estudos em Jornalismo (NJor) e bolsista CNPq. 

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Publicado

2023-09-18

Número

Sección

Artigos | Articles