Do YouTube à notícia: vulnerabilidade e agência nas representações de crianças produtoras de conteúdo

Autores

Palavras-chave:

infança e mídia, youtubers mirins, visibilidades infantis, imagem social da criança

Resumo

Este texto se origina de pesquisa que investiga a relação entre visibilidade, infância e participação na internet. O estudo analisa as representações de youtubers crianças em uma amostra de 43 notícias coletadas por meio de um alerta do buscador Google, entre os anos de 2017 e 2019. Com base na compreensão da notícia como produto cultural e na visibilidade infantil como imagem social das crianças, a metodologia do trabalho se valeu dos princípios da análise de conteúdo. Os achados parciais indicam que o protagonismo infantil de que gozam nas mídias sociais, particularmente no YouTube, é problematizado pelo conteúdo noticioso analisado, gerando repercussões sociais que, embora não celebrem tal protagonismo, não deixam de reconhecer acondição de sujeito das crianças.

Biografia do Autor

Renata Oliveira Tomaz, UFF

Pesquisadora pós-doc (PNPD/Capes), no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Projeto Digitalização e Democracia no Brasil, na Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP). Doutora (2017) e mestre (2011) em Comunicação e Cultura e graduada em jornalismo (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Cofundadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria) e membro do Conselho Consultivo do Programa Criança e Consumo (Instituto Alana). Vencedora dos Prêmios Eduardo Peñuela 2018, concedido pela Compós, na categoria Melhor Tese de Doutorado, e Freitas Nobre 2016, concedido pela Intercom. Autora dos livros "Da negação da infância à invenção dos tweens: imperativos de autonomia na sociedade contemporânea" (Appris) e "O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, Infância e Celebridades" (EdUFBA). Os interesses de pesquisa se concentram nas áreas de mídia, infância, juventude, protagonismos sociais, subjetividades contemporâneas, culturas digitais, maternidade e redes sociais.

Referências

ABIDIN, Crystal. #familygoals: Family influencers, calibrated amateurism, and justifying young digital labor. Social Media+ Society, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2017.

ANDRADE, M.; CASTRO, G. Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea. Mídia e Cotidiano, v. 14, n. 1, p. 96-116, 2020.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, [1960]1981.

BARBOSA, A.; O’NEILL, B.; PONTE, C. Risks and safety on the internet: Comparing Brazilian and European children. London: EU Kids Online | LSE, 2013.

BLUEBOND-LANGNER, M.; KORBIN, J.E. Challenges and opportunities in the anthropology of childhoods: an introduction to “Children, Childhoods, and Childhood Studies”. American Anthropologist, v. 109, n. 2, p. 241-246, 2007.

BOLLO-BOUVIER, S. Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica. Educação e Sociedade, v. 26, n. 91, p. 391-403, 2005.

BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 setembro de 1990. Institui o Código de proteção e defesa do consumidor. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://tinyurl.com/4ucatxzf Acesso em: 07 ago. 2020.

BRASIL. Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 65, p. 4, 4 de abr. 2014.

CASTRO, L.R. (Org.). Infância e adolescência na cultura do consumo. Rio de Janeiro: Nau Editora, 1998.

______. O futuro da infância e outros escritos. Rio de Janeiro: Faperj, Sete Letras, 2013.

DORETTO, J.; FURTADO, T. A “invasão” das crianças no discurso jornalístico: a representação não desejada da infância. E-Compós, v. 21, n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1471

ENRIQUEZ, J. Are you tattooed… yet? In: UNICEF. The State of the world’s children 2017. Children in a Digital World. New York: UNICEF, 2017. p. 94-95.

FURTADO, T.; DORETTO, J. Criança cidadã?: os manuais de redação e as orientações sobre infância e adolescência. Mídia e Cotidiano, v. 14, n. 1, p. 32-54, 2020.

HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio: Apicuri, 2016.

JAMES, A.; JAMES, A. Key concepts in childhood studies. London: Sage, 2014.

______; JENKS, C.; PROUT, A. Theorizing Childhood. Cambridge: Polity, 1998.

JIMÉNEZ, A.; GARCÍA, B.; AYALA, M.C. Adolescents and YouTube: creation, participation and consumption. Prismasocial, n. 1, p. 60-89, 2016.

LAGE, N. Ideologia e técnica da notícia. Florianópolis: UFSC - Insular, 2001.

LEAVER, T. Balancing privacy: sharenting, intimate surveillance, and the right to be forgotten. In: GREEN, L.; HOLLOWAY, D.; STEVENSON, K. The Routledge Ccompanion to digital media and children. New York: Routledge, 2021. p. 235-244.

LIVINGSTONE, S. Internet literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. Matrizes, n. 2, p. 11-42, 2011.

______; BOBER, M. UK Children Go Online: final report of key project finding. London: London School of Economics and Political Science, 2005.

______; BRAKE, D. On the rapid rise of social networking sites: new findings and policy implications. Children & Society, n. 24, p. 75-83, 2010.

MARÔPO, L. Crianças como fontes de informação: um desafio de inclusão do jornalismo. Vozes e diálogos, v. 14, n. 2, p. 5-17, 2015.

______. A mediação na construção de uma identidade de direitos da infância: representações jornalísticas de crianças e adolescentes em Portugal e no Brasil. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2009.

______; SAMPAIO, I.; MIRANDA, N. Meninas no YouTube: participação, celebrização e cultura do consumo. Estudos em Comunicação, n. 26, v. 1, p. 175-195, 2018.

MARRE, D. De infancias, niños y niñas. In: LLOBET, V. (Org.). Pensar la infancia desde América Latina: um estado de la cuestión. Buenos Aires: CLACSO, 2013, p. 9-25.

MONTEIRO, M.C. Crianças e Consumo Digital: A Publicidade de Experiência na Era dos Youtubers. Curitiba: Appris, 2020.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOTTA, L.G. Para uma antropologia da notícia. Intercom, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-41, 2002.

______; COSTA, G.; LIMA, J.A. Notícia e construção de sentidos: análise da narrativa jornalística. Intercom, v. 27, n. 2, p. 31-51, 2004.

NIETO, M. B. El sharenting y los derechos personalísimos del niño en Argentina. Revista Perspectivas de las Ciencias Económicas y Jurídicas, v. 11, n. 2, p. 17-32, 2021.

O’CONNOR, J. The cultural significance of the child star. New York: Routledge, 2008.

OTHON, R.; COELHO, M.G. Infância capitalizada nos processos comunicacionais em rede: estudo exploratório sobre o consumo midiático de crianças entre 10 e 12 anos. Mídia e Cotidiano, v. 14, n. 1, p. 74-95, 2020.

PONTE, C. Leituras das notícias: contributos para uma análise do discurso jornalístico. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

QVORTRUP, J. Visibilidades das crianças e da infância. Linhas Críticas, v. 20, n. 41, p. 23-42, 2014.

ROSSI FILHO, S. Graphos: glossário de termos técnicos em comunicação gráfica. São Paulo: Editorial Cone Sul, 2001

SARMENTO, M.J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V.; SARMENTO, M.J. (Orgs.). Infância invisível. Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores, 2007, p. 25-49.

SILVA, G. Para pensar critérios de noticiabilidade. Estudos em jornalismo e mídia, v. 2, n. 1, p. 95-107, 2005.

SIROTA, R. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, v. 112, n. 2, p. 7-31, 2001.

THOMPSON, J. A nova visibilidade. Matrizes, n. 2, p. 15-38, abr. 2008.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Edição

Seção

Artigos | Articles