O caso “Datapovo”:

aspectos semióticos e pragmáticos da manipulação de imagens no contexto da desinformação

Autores

  • Daniel Melo Ribeiro UFMG
  • Geane Alzamora UFMG
  • Natália Moura Pacheco Cortez UFOP
  • Fabio Amaral de Oliveira Paes UFMG

Palavras-chave:

datapovo, desinformação, imagem técnica, semiótica, pragmatismo

Resumo

Investigamos postagens no Twitter com a expressão datapovo, que se popularizou no contexto das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. O termo se refere a conteúdos que buscavam questionar as pesquisas eleitorais, em contraste com o registro imagético da multidão de apoiadores dos candidatos. Acionamos conceitos do pragmatismo e da semiótica, a fim de compreender como esses signos podem estimular a fixação de crenças de uma possível fragilidade no processo eleitoral. Levantamos também uma reflexão sobre a manipulação das imagens técnicas contemporâneas, fomentando debates sobre os efeitos sígnicos desse tipo de estratégia nos processos de desinformação. 

Biografia do Autor

Daniel Melo Ribeiro, UFMG

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (bolsa CNPq), Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (bolsa CAPES), especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG e graduado em Comunicação Social pela UFMG. Realizou estágio de pesquisa no Geomedia Lab da Universidade Concordia em Montreal/CA, com bolsa do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), concedida pelo Global Affairs Canada. É membro do grupo de pesquisa CIEP/PUC-SP (Centro Internacional de Estudos Peirceanos) e co-lider do grupo MediaAção/UFMG (Grupo de pesquisas em Mídia, Semiótica e Pragmatismo). Interesses de pesquisa: visualização de dados, design de informação, semiótica e cartografia.

Geane Alzamora, UFMG

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, parecerista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: transmedia, jornalismo, semiótica e comunicação.

Natália Moura Pacheco Cortez, UFOP

Possui Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), e Doutorado em Comunicação Social: Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). É professora adjunta da Faculdade de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na mesma instituição. Pesquisa temáticas relacionadas à comunicação digital e às teorias semióticas. Integra o grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o grupo de pesquisa Mediação

Fabio Amaral de Oliveira Paes, UFMG

Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2022), na linha de pesquisa de Textualidades Midiáticas. Especialista em Comunicação Empresarial pelo Uni-BH (2013). Graduado em Letras pela UFMG (2009). É pesquisador vinculado do grupo de pesquisa MediaAção: Grupo de pesquisas em Mídia, Semiótica e Pragmatismo da UFMG. Servidor efetivo na Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.

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Publicado

2023-09-18

Edição

Seção

Artigos | Articles