O caso “Datapovo”:

aspectos semióticos e pragmáticos da manipulação de imagens no contexto da desinformação

Auteurs-es

  • Daniel Melo Ribeiro UFMG
  • Geane Alzamora UFMG
  • Natália Moura Pacheco Cortez UFOP
  • Fabio Amaral de Oliveira Paes UFMG

Mots-clés :

datapovo, desinformação, imagem técnica, semiótica, pragmatismo

Résumé

Investigamos postagens no Twitter com a expressão datapovo, que se popularizou no contexto das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. O termo se refere a conteúdos que buscavam questionar as pesquisas eleitorais, em contraste com o registro imagético da multidão de apoiadores dos candidatos. Acionamos conceitos do pragmatismo e da semiótica, a fim de compreender como esses signos podem estimular a fixação de crenças de uma possível fragilidade no processo eleitoral. Levantamos também uma reflexão sobre a manipulação das imagens técnicas contemporâneas, fomentando debates sobre os efeitos sígnicos desse tipo de estratégia nos processos de desinformação. 

Bibliographies de l'auteur-e

Daniel Melo Ribeiro, UFMG

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (bolsa CNPq), Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (bolsa CAPES), especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG e graduado em Comunicação Social pela UFMG. Realizou estágio de pesquisa no Geomedia Lab da Universidade Concordia em Montreal/CA, com bolsa do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), concedida pelo Global Affairs Canada. É membro do grupo de pesquisa CIEP/PUC-SP (Centro Internacional de Estudos Peirceanos) e co-lider do grupo MediaAção/UFMG (Grupo de pesquisas em Mídia, Semiótica e Pragmatismo). Interesses de pesquisa: visualização de dados, design de informação, semiótica e cartografia.

Geane Alzamora, UFMG

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, parecerista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: transmedia, jornalismo, semiótica e comunicação.

Natália Moura Pacheco Cortez, UFOP

Possui Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), e Doutorado em Comunicação Social: Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). É professora adjunta da Faculdade de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na mesma instituição. Pesquisa temáticas relacionadas à comunicação digital e às teorias semióticas. Integra o grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o grupo de pesquisa Mediação

Fabio Amaral de Oliveira Paes, UFMG

Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2022), na linha de pesquisa de Textualidades Midiáticas. Especialista em Comunicação Empresarial pelo Uni-BH (2013). Graduado em Letras pela UFMG (2009). É pesquisador vinculado do grupo de pesquisa MediaAção: Grupo de pesquisas em Mídia, Semiótica e Pragmatismo da UFMG. Servidor efetivo na Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.

Références

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Publié-e

2023-09-18

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