Do big data ao enunciado em This Person Does Not Exist

a questão da colocação em discurso

Autores

Palavras-chave:

inteligência artificial, This Person Does Not Exist, enunciação, semiótica

Resumo

O artigo aborda a enunciação em textos imagéticos produzidos com a incorporação total ou parcial de algoritmos de inteligência artificial (IA), concentrando-se na maneira como o sentido é produzido a partir dos contratos enunciativos estabelecidos na relação de comunicação. A base teórico-metodológica da semiótica discursiva de linha francesa possibilita a análise dos efeitos de sentido gerados no site This Person Does Not Exist, que manifesta uma textualização imagética na qual rostos humanos são incessantemente inventados por meio da utilização de algoritmos de IA e apresentados ao usuário que navega na internet. O estudo examina a articulação entre os atores da enunciação humano e maquínico na colocação em discurso. Observou-se que o ator humano cumpre papéis incoativos nos procedimentos de discursivização, uma vez que é fonte primária da organização do big data e da programação do algoritmo matriz que desencadeia a automação realizada a posteriori pelo ator maquínico que produz as imagens sintéticas, representado pelo algoritmo GAN, e articula diferentes linguagens para o estabelecimento
do contrato enunciativo.

Biografia do Autor

Ana Silvia Lopes Davi Médola, Universidade Estadual Paulista

Livre-docente em Linguagem Televisual pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP (PPGCOM).

Henrique da Silva Pereira, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).

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Publicado

2024-06-21

Edição

Seção

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