Do big data ao enunciado em This Person Does Not Exist
a questão da colocação em discurso
Palavras-chave:
inteligência artificial, This Person Does Not Exist, enunciação, semióticaResumo
O artigo aborda a enunciação em textos imagéticos produzidos com a incorporação total ou parcial de algoritmos de inteligência artificial (IA), concentrando-se na maneira como o sentido é produzido a partir dos contratos enunciativos estabelecidos na relação de comunicação. A base teórico-metodológica da semiótica discursiva de linha francesa possibilita a análise dos efeitos de sentido gerados no site This Person Does Not Exist, que manifesta uma textualização imagética na qual rostos humanos são incessantemente inventados por meio da utilização de algoritmos de IA e apresentados ao usuário que navega na internet. O estudo examina a articulação entre os atores da enunciação humano e maquínico na colocação em discurso. Observou-se que o ator humano cumpre papéis incoativos nos procedimentos de discursivização, uma vez que é fonte primária da organização do big data e da programação do algoritmo matriz que desencadeia a automação realizada a posteriori pelo ator maquínico que produz as imagens sintéticas, representado pelo algoritmo GAN, e articula diferentes linguagens para o estabelecimento
do contrato enunciativo.
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2011.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes Editores, 1989.
CALDAS, Carlos Henrique Sabino. Videoclipe interativo: novas formas expressivas no audiovisual. 2018. 347 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, , [S.l.], 2018. Disponível em: http://
hdl.handle.net/11449/157378. Acesso em: 21 fev. 2020.
COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Org. André Parente. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011. p. 37-48.
FECHINE, Yvana Pour une sémiotique de la propagation: invention et imitation sur les réseaux sociaux. Actes sémiotiques, n. 121, 31 jan. 2018. Disponível em: https://www.unilim.fr/actes-semiotiques/5953. Acesso em: 18 dez. 2023.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 2016.
FIORIN, José Luiz. Duas concepções de enunciação. Estudos Semióticos [on-line]. Dossiê temático “Semiótica e Psicanálise”. São Paulo, , v. 16, n. 1, p. 122-137, julho de 2020.
FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos de semiótica geral. In: Documentos de estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas 1. Tradução de Analice Dutra Pilar. São Paulo: CPS, 2001. p. 15.
FLOCH, Jean-Marie. Petites mythologies de l’oeil et de l’esprit: pour une sémiotique plastique. Paris; Amsterdam: Hadès-Benjamins, 1985.
GREIMAS, Algirdas Julien (1974). L’énonciation (une posture épistémologique). Significação: Revista de Cultura Audiovisual, (1), 9-25. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.1974.90115 Acesso em: 31 de mar., 2024.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Vários tradutores. 2ed. São Paulo: Contexto, 2016.
HJELMSLEV, L. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo, Perspectiva, 1975. LANDOWSKI, Eric. La société réfléchie. Essais de socio-sémiotique. Paris: Seuil, 1989.
MANOVICH, L. The language of new media. Massachussets: The MIT Press, 2001.
MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi. Televisão: linguagem e significação. Curitiba: Editora Appris. 2019.
MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi. Lógicas de articulação de linguagens no audiovisual. In: OLIVEIRA, Ana Claudia; TEIXEIRA, Lucia. (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semióticas sincréticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
OLIVEIRA, Bruno Jareta de. Comunicação e sentido no audiovisual interativo para os meios digitais: estratégias enunciativas na construção de espaços, tempos e atores do discurso. 2020. 239 f. Tese (Doutorado) – Curso de Doutorado em Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.
TARDE, Gabriel. Les lois de l’imitation. [S.l.]: BoD - Books on Demand, 1890.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.