Escuta datificada de música

educabilidade algorítmica e performance de gosto em plataformas de streaming musical

Autores

Palavras-chave:

plataformas de streaming de música, educação, algoritmos, performance de gosto, Twitter/X

Resumo

Plataformas de streaming de música têm alterado os modos de consumo com base em sistemas de recomendação e entregas personalizadas. No Twitter/X, observamos postagens de ouvintes comentando sobre ensinar esses sistemas com o intuito de aumentar sua acurácia em relação aos próprios gostos. Mapeamos essas práticas sociocomunicacionais com o objetivo de investigar o que elas entendem por educar algoritmos e como esses relatos expressam performances de gosto musical. Tendo como metodologia a coleta e análise dos conteúdos das publicações realizadas pelos ouvintes, o estudo é baseado em 82 tweets/xs postados entre 2021 e 2022. Neles, identificamos três eixos de sentido: (1) gestão pragmática dos comportamentos com base na ideia de educação; (2) transformações do consumo musical; e (3) performances de um gosto ensinado. Como resultados, propomos a noção de educabilidade algorítmica, que aponta para a naturalização de uma escuta datificada.

Biografia do Autor

Willian Fernandes Araujo, Universidade de Santa Cruz do Sul

Docente de cursos de Comunicação Social e dos programas de pós-graduação em Educação e Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisa a mediação tecnológica em plataformas online, principalmente nos debates sobre literacia algorítmica, personalização, governamentalidade, produção de sujeitos e educação.

Alékis de Carvalho Moreira, Universidade Federal Fluminense

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e pesquisador associado no Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab/UFRJ). Mestre pelo PPGCOM/UFF, com financiamento da CAPES e do programa FAPERJ Nota 10. 

Beatriz Polivanov, Universidade Federal Fluminense

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF); líder do grupo de pesquisa MIDICom (UFF/CNPq). Realizou pós-doutorado na McGill University, no Canadá, e tem doutorado e mestrado pelo PPGCOM da UFF. 

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2024-06-04

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Artigos | Articles