Photography and time representations

Authors

  • Ronaldo Entler Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação (FAAP), Faculdade de Comunicação - Brasil

Keywords:

photography, art, representation, time, movement

Abstract

Photography and time representations — We strive to understand how a photographic slice encodes “space”, while neglecting to consider “time”, a variable that is simply obliterated in this process. However, we can rediscover strategies that enable a photograph to build a reference to time and movement, albeit resulting in a still image. Thus, we come up with three possible ways of representing time in a photograph, namely: a) a time “inscribed” on the image in the form of a blur, a spatial trail left by the exposure of a moving object over a period of time; b) “refuted” time, the perception of time revealed by the forced way in which movement is paralyzed in a snapshot; and c) “decayed” time, the fragmentation of the stages of time in a group of several images that make up a photographic work.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Ronaldo Entler, Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação (FAAP), Faculdade de Comunicação - Brasil

Formado em Jornalismo pela PUC-SP, trabalhou como repórter fotográfico em vários órgãos de comunicação, entre 1987 e 1991, atuando a partir desse período como free-lancer. Entre 1988 e 1996, realizou trabalhos independentes em fotografia, que foram mostrados em diversas exposições. Obteve o título de mestre pelo Departamento de Multimeios da Unicamp, em 1994, com a dissertação "A Fotografia e o Acaso"; e o título de doutor pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes - USP, em 2000, com a tese "Poéticas do Acaso: acidentes e encontros na criação artística". Em 1997, como parte das atividades do programa de doutorado, desenvolveu pesquisa em diversos museus da Europa e também do Canadá. Em 2006, concluiu pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp. Trabalhou, entre 1991 e 1995, junto à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos (SP), como Diretor Artístico, coordenando as atividades do Núcleo de Estudos em Linguagem Fotográfica, entre outros projetos. Desde 1995, é professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), sendo atualmente responsável pelas disciplinas de Multimeios II - Fotografia, na Faculdades de Artes Plásticas, e Análise da Imagem I, na Faculdade de Comunicação. Nesta última, ocupa também o cargo de Coordenador de Extensão e Pós-Graduação. Desde 1999, tem colaborado com a implementação de tecnologias voltadas para a educação nesta instituição. Desde 2005, é professor credenciado do programa de Pós-Graduação em Multimeios, do Instituto de Artes da Unicamp, atuando na disciplina "Epistemologia e Antropologia da Comunicação Visual", e orientando pesquisas de mestrado. Tem ministrado também workshops e palestras, e publicado artigos, críticas e resenhas sobre fotografia, arte contemporânea e tecnologia educacional. Última atualização do currículo em 24/09/2008 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7642923574764965

Published

2007-07-03

Issue

Section

Dossiê | Dossier