A fotografia e as representações

Autores/as

  • Ronaldo Entler Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação (FAAP), Faculdade de Comunicação - Brasil

Palabras clave:

photography, art, representation, time, movement

Resumen

Buscamos compreender o modo como o corte fotográfico codifica o “espaço”, mas menosprezamos o “tempo” considerando-o uma variável que é simplesmente aniquilada nesse processo. Podemos, no entanto, resgatar estratégias que ainda permitem à fotografia construir uma referência ao tempo e ao movimento, mesmo que resulte numa imagem fixa. Chegamos então a três possibilidades de representação do tempo na fotografia: a) um “tempo inscrito” na imagem sob a forma de um borrão, uma tradução espacial contínua deixada pela exposição de um objeto ao longo de uma duração de tempo; b) um “tempo denegado”, a percepção do tempo denunciada pelo modo forçoso como o movimento é paralisado no instantâneo; c) um “tempo decomposto”, o fracionamento de suas etapas num conjunto de imagens distintas que podem compor uma obra fotográfica.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ronaldo Entler, Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação (FAAP), Faculdade de Comunicação - Brasil

Formado em Jornalismo pela PUC-SP, trabalhou como repórter fotográfico em vários órgãos de comunicação, entre 1987 e 1991, atuando a partir desse período como free-lancer. Entre 1988 e 1996, realizou trabalhos independentes em fotografia, que foram mostrados em diversas exposições. Obteve o título de mestre pelo Departamento de Multimeios da Unicamp, em 1994, com a dissertação "A Fotografia e o Acaso"; e o título de doutor pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes - USP, em 2000, com a tese "Poéticas do Acaso: acidentes e encontros na criação artística". Em 1997, como parte das atividades do programa de doutorado, desenvolveu pesquisa em diversos museus da Europa e também do Canadá. Em 2006, concluiu pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp. Trabalhou, entre 1991 e 1995, junto à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos (SP), como Diretor Artístico, coordenando as atividades do Núcleo de Estudos em Linguagem Fotográfica, entre outros projetos. Desde 1995, é professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), sendo atualmente responsável pelas disciplinas de Multimeios II - Fotografia, na Faculdades de Artes Plásticas, e Análise da Imagem I, na Faculdade de Comunicação. Nesta última, ocupa também o cargo de Coordenador de Extensão e Pós-Graduação. Desde 1999, tem colaborado com a implementação de tecnologias voltadas para a educação nesta instituição. Desde 2005, é professor credenciado do programa de Pós-Graduação em Multimeios, do Instituto de Artes da Unicamp, atuando na disciplina "Epistemologia e Antropologia da Comunicação Visual", e orientando pesquisas de mestrado. Tem ministrado também workshops e palestras, e publicado artigos, críticas e resenhas sobre fotografia, arte contemporânea e tecnologia educacional. Última atualização do currículo em 24/09/2008 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7642923574764965

Publicado

2007-07-03

Número

Sección

Dossiê | Dossier