Como ler imagens ? A lição de Roland Barthes

Autores/as

  • Rodrigo Fontanari Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

imagem, studium, mito, punctum, fotografia, Roland Barthes.

Resumen

Este artigo visa aproximar o conceito de mito, como definido por Roland Barthes em sua obra Mitologias, da noção de studium estabelecida em seu outro livro, A câmara clara, uma vez que essa noção barthesiana acena com a possibilidade de compreensão a partir de uma espécie de remanejamento daquele conceito de mito para o campo do fotográfico. Trabalhamos com a hipótese de que esses operadores barthesianos podem ainda ser úteis para pensar as imagens na contemporaneidade dos estudos de visualidade.

 

Biografía del autor/a

Rodrigo Fontanari, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador associado ao Réseau International Roland Barthes, Equipe Barthes do Institut des Textes et Manuscrits do CNRS.

Publicado

2015-12-15

Cómo citar

Fontanari, R. (2015). Como ler imagens ? A lição de Roland Barthes. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (31). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/22392

Número

Sección

Artigos | Articles