O idadismo como viés cultural: refetindo sobre a produção de sentidos para a velhice em nossos dias

Autores/as

  • Gisela G S Castro PPGCOM ESPM, SP

Palabras clave:

velhice, idadismo, envelhecimento, comunicação, produção de subjetividades.

Resumen

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o tema da velhice no enquadramento das mídias audiovisuais, especialmente o cinema. Muitas vezes acionado no inconsciente, o idadismo é o preconceito baseado na idade que ocasiona diferentes formas de discriminação. Essa forma de opressão emerge como problemática das relações entre velhice e subjetividade. A Comunicação diz respeito à vinculação social em um contexto de renhidas disputas em torno da produção de significados. Nessa reflexão sobre a construção sociocultural da velhice como desprezível e sobre o ostracismo dos mais velhos no contemporâneo, aposta- se na capacidade de resistir aos padrões vigentes e de inventar outros modos de ser, viver e valorizar a vida na maturidade.

 

Biografía del autor/a

Gisela G S Castro, PPGCOM ESPM, SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo.

Publicado

2015-10-13

Cómo citar

Castro, G. G. S. (2015). O idadismo como viés cultural: refetindo sobre a produção de sentidos para a velhice em nossos dias. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (31). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/20675

Número

Sección

Artigos | Articles