O idadismo como viés cultural: refetindo sobre a produção de sentidos para a velhice em nossos dias

Auteurs-es

  • Gisela G S Castro PPGCOM ESPM, SP

Mots-clés :

velhice, idadismo, envelhecimento, comunicação, produção de subjetividades.

Résumé

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o tema da velhice no enquadramento das mídias audiovisuais, especialmente o cinema. Muitas vezes acionado no inconsciente, o idadismo é o preconceito baseado na idade que ocasiona diferentes formas de discriminação. Essa forma de opressão emerge como problemática das relações entre velhice e subjetividade. A Comunicação diz respeito à vinculação social em um contexto de renhidas disputas em torno da produção de significados. Nessa reflexão sobre a construção sociocultural da velhice como desprezível e sobre o ostracismo dos mais velhos no contemporâneo, aposta- se na capacidade de resistir aos padrões vigentes e de inventar outros modos de ser, viver e valorizar a vida na maturidade.

 

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Biographie de l'auteur-e

Gisela G S Castro, PPGCOM ESPM, SP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo.

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Publié-e

2015-10-13

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles