Televisão fechada no Brasil: identidade e alienação

Autores/as

  • Lavina Madeira Ribeiro ECO-UFRJ

Resumen

O objetivo central deste ensaio é questionar a eficácia explicativa da noção de entretenimento no ambiente midiático contemporâneo, em particular nas programações da televisão fechada no Brasil. A noção de entretenimento obscurece processos formativos de valores, identidades, de objetivação da experiência cotidiana e de aprendizado e padronização de estilos de vida presentes na complexa e dinâmica estrutura dos diversos gêneros presentes nas atuais produções televisivas de expressiva audiência no ambiente da televisão fechada no Brasil. O entendimento dessas produções e de sua lógica performativa requer a apropriação de um leque sofisticado de conceitos cujos atributos esclarecem os termos de sua estruturação e eficácia junto ao público assinante. O campo semântico, teórico e explicativo onde foi concebido já está superado desde a crítica frankfurtiana, a semiologia francesa, os estudos de recepção e, em especial, a sociologia desenvolvida pelos estudos culturais.

Publicado

2009-09-03

Cómo citar

Ribeiro, L. M. (2009). Televisão fechada no Brasil: identidade e alienação. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (17). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/2092

Número

Sección

Dossiê | Dossier