Televisão fechada no Brasil: identidade e alienação
Resumo
O objetivo central deste ensaio é questionar a eficácia explicativa da noção de entretenimento no ambiente midiático contemporâneo, em particular nas programações da televisão fechada no Brasil. A noção de entretenimento obscurece processos formativos de valores, identidades, de objetivação da experiência cotidiana e de aprendizado e padronização de estilos de vida presentes na complexa e dinâmica estrutura dos diversos gêneros presentes nas atuais produções televisivas de expressiva audiência no ambiente da televisão fechada no Brasil. O entendimento dessas produções e de sua lógica performativa requer a apropriação de um leque sofisticado de conceitos cujos atributos esclarecem os termos de sua estruturação e eficácia junto ao público assinante. O campo semântico, teórico e explicativo onde foi concebido já está superado desde a crítica frankfurtiana, a semiologia francesa, os estudos de recepção e, em especial, a sociologia desenvolvida pelos estudos culturais.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2009-09-03
Edição
Seção
Dossiê | Dossier
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.